Encontro Micológico da ESAV nos dias 11 e 12 de Novembro

A Escola Superior Agrária de Viseu leva uma vez mais a efeito o “Encontro Micológico da ESAV”, este ano na sua décima quarta edição.

O evento, que decorre nos próximos dias 11 e 12 de novembro, é uma referência incontornável de partilha entre a ciência e a natureza, sempre num contexto de sensibilização ambiental: Com uma crescente procura e interesse pela comunidade ao longo dos anos, o Encontro Micológico marca a agenda outonal da região de Viseu.

Comestíveis ou tóxicos? Petisco dos Deuses ou veneno do Demo? Sempre fascinantes, belos, coloridos, os cogumelos transportam-nos para um mundo mágico que procuramos continuar a desvendar.

Dias certamente diferentes, a começar pelo primeiro dia do certame: 11 de novembro. As atividades têm o seu início agendado para as 9 horas e decorrem em pleno Campus da ESAV. Após a abertura oficial e a sessão de sensibilização ambiental e boas práticas, inicia-se a grande jornada de partilha de emoções, com um percurso guiado em busca de cogumelos silvestres, com identificação de espécies e recolha de exemplares para a exposição da tarde. A Lagoa das Garças é o cenário idílico do almoço/piquenique. Na parte da tarde, tempo para a montagem da exposição micológica, a sessão de identificação por microscopia, um magusto agrário, ou não estivéssemos em dia de São Martinho, seguindo-se a realização de diversas palestras sobre micologia. Iniciativas diversas em torno dos cogumelos, esses duendes da floresta que nos transportam ao nosso imaginário infantil ou nos aguçam os sentidos dos mais deliciosos repastos do campo, como aqueles que nos farão terminar este dia memorável com o tão desejado jantar micológico.

No dia seguinte, 12 de novembro, os participantes embarcam numa jornada rumo a um destino que vale mesmo a pena (absor)ver, o Parque Botânico Arbutus do Demo, em Vila Nova de Paiva. O percurso interpretativo pelo parque, com a recolha e identificação de cogumelos, uma nova exposição micológica e a explicação detalhada dos exemplares expostos, em termos de classificação taxonómica, toxicidade e comestibilidade, complementam uma manhã que encerra com mais uma iniciativa inovadora nestes encontros micológicos da ESAV: uma sessão de cozinha ao vivo, que contempla a preparação de alguns pratos simples mas deliciosos, utilizando alguns cogumelos silvestres dos nossos bosques. Um deleitoso momento a anteceder o almoço de e com partilha de sabores.

As inscrições decorrem até ao dia 9 de novembro (limitadas para o jantar e transporte do dia 12) em www.esav.ipv.pt ou em Micologia ESAV | Facebook, onde pode ser consultado o programa completo e toda a informação indispensável à participação no evento.

* Artigo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Viseu, 02 de novembro de 2016

Joaquim Amaral

Comunicação e Relações Públicas | Instituto Politécnico de Viseu

[email protected]

José Manuel Costa

Organização do Evento e Docente da Escola Superior Agrária de Viseu – IPV

[email protected]