Estudantes e autarca de Felgueiras visitaram a Casa do Passal

Cerca de vinte alunos do Agrupamento de Airães, Felgueiras; o seu diretor, Rui Silva, a professora Francina Santos, e o diretor da Escola Secundária de Felgueiras deslocaram-se ao Concelho de Carregal do Sal para visitarem a Casa do Passal e lembrarem as vítimas do Holocausto.
Acompanhados pelo Presidente e Vice-presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, respetivamente Inácio Ribeiro e João Sousa e pelo secretário da Vereação, Gonçalo Magalhães; a deslocação inseriu-se num projeto do Agrupamento de Escolas que contempla diversas iniciativas de promoção da memória dos judeus exterminados pelos nazis durante a segunda guerra mundial.
Os visitantes foram oficialmente recebidos pelo Presidente da Edilidade, Rogério Abrantes; pela Vereadora Ana Cristina Borges e por Luís Fidalgo, em representação da Fundação Aristides de Sousa Mendes, à entrada dos Paços do Concelho, e depois encaminhados para o Salão Nobre onde foram proferidas palavras de circunstância.
O edil anfitrião, Rogério Abrantes afirmou então a honra em receber a comitiva que tem exaltado o nome de Aristides de Sousa Mendes e o seu gesto humanitário, ressalvando a constante colaboração da Câmara Municipal de Felgueiras nesse propósito.
Em jeito de justificação, Inácio Ribeiro, edil felgueirense, respondeu que era de toda a justiça evocar a memória das vítimas do Holocausto e da pessoa que foi um exemplo de amor ao próximo – Aristides de Sousa Mendes. Destacou então a necessidade e preocupação permanentes em cultivar os valores humanos, tarefa que confessou honradamente tem sido defendida pelo Agrupamento de Escolas de Airães e pela própria edilidade.
Luís Fidalgo, que conduziu a visita à Casa do Passal, enalteceu a parceria estabelecida com Felgueiras, onde já esteve e participou em diversas ações do projeto entre as quais a Marcha pela Vida, em 2014, e sublinhou a capacidade de motivação dos alunos, do Agrupamento e da própria Autarquia para esta causa.
Na deslocação ao Concelho, os felgueirenses visitaram ainda o Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria.