Câmara de Nelas promove dia dedicado à Igualdade de Género e de Oportunidades e Não Discriminação

A Câmara Municipal de Nelas celebrou, em 10 de março de 2015, um Protocolo com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), onde pela sua proximidade com as populações, se configura como impulsionadora e agente de desenvolvimento, apresentando – se como uma entidade privilegiada para a concretização de ações e medidas que tenham como objetivo a promoção da política de Igualdade de Género e de Oportunidades.

Desta forma, o Município de Nelas, sensível a todas as questões da igualdade, começou a comemorar o Dia Municipal para a Igualdade no ano transato (24 de outubro), e tem intenção de voltar a fazê – lo por forma a marcar a data, promovendo iniciativas que sensibilizem as populações e a comunidade em geral para as questões da igualdade de género e de oportunidades.

Para além da sessão de trabalho/esclarecimento que se irá realizar no próximo dia 24 de outubro, na Fundação Lapa do Lobo, pelas 17.30 horas, para a qual convido V. Ex.ª, com a presença da Prof. Ana Abrunhosa, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, onde serão discutidas as mais valias da integração da perspetiva da Igualdade entre Homens e Mulheres e Igualdade de Oportunidades e da Não Discriminação, nos Projetos apresentados para o apoio financeiro do PO Regional 2020, será também realizada uma atividade com as escolas concretamente para os alunos do 11.º e 12.º anos de escolaridade dos Agrupamentos de Escolas de Nelas e de Canas de Senhorim, moderada pela Ex.ma Sr.ª Dr.ª Natália Mendes, Técnica Superior do Instituto Português do Desporto e Juventude de Viseu, pelas 14h30, no auditório do Edifício Multiusos de Nelas.

Para o público mais jovem, alunos do 11º e 12º anos, acreditamos que os testemunhos dos dois jovens do Concelho, Cristiano Pereira (Atleta presente nos Jogos Paralímpicos, de 7 a 18 de Setembro de 2016 no Rio de Janeiro, na modalidade de Atletismo) e André Coelho (Atleta da Selecção Nacional de Futsal, presente na 8ª edição do Campeonato do Mundo de Futsal da FIFA, realizado na Colômbia de 10/09 a 2/10/2016), podem ser motivadores, como exemplos de uma mesma geração que no desporto encontrou contexto de Igualdade de Oportunidades dignificando o município de origem. Na sessão estarão a acompanhar o testemunho destes jovens, alguns dos intervenientes que acompanharam todo o processo formativo e desportivo, para a obtenção dos melhores resultados, tais como treinadores, representantes dos clubes desportivos de origem e demais entidades.

Assim, decorrerá também a Homenagem e Louvor, aos dois atletas, proposta esta apresentada em reunião de câmara de 12 de Outubro de 2016, aprovada por unanimidade por todo o Executivo Municipal.

Fonte : CM de Nelas

convite_dia_da_igualdade