Deputado do CDS questiona ministro da Saúde sobre redução do horário no Centro de Saúde de Nelas

O deputado do CDS Hélder Amaral, eleito pelo círculo de Viseu, questionou o ministro da Saúde sobre alterações ao horário de funcionamento da USF Estrela do Dão (Nelas). Integrada no ACES Dão Lafões III e instalada no Centro de Saúde de Nelas, a nova USF presta cuidados de saúde a cerca de 10.800 utentes.

De acordo com informação veiculada na internet pela ARS Centro, “a USF Estrela do Dão tem como coordenadora Irene Ligeiro e conta com uma equipa de 6 médicos, 6 enfermeiros e 4 assistentes técnicos. Irá atender os utentes entre as 08H00 e as 20H00 nos dias úteis, com oferta de consulta programada ao longo de todo o período de funcionamento”.

Hélder Amaral referiu que entretanto os utentes foram confrontados com um aviso que “contraria todas as informações aduzidas anteriormente e que os informa sobre um novo horário de funcionamento, passando aquele serviço a encerrar às 17h00”.

O deputado centrista questiona então o ministro da Saúde, indagando se tem conhecimento da situação e, caso tenha, se não considera que a qualidade dos serviços ficará diminuída se o período de funcionamento desta USF for reduzido.