A épica Batalha de Aljubarrota no traço sublime de Pedro Massano em exposição no IPV

O Foyer da Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) acolhe no próximo dia 15 de outubro a inauguração da exposição “Batalha de Aljubarrota”.

A mostra incide sobre o último trabalho de Pedro Massano “A Batalha – 14 de agosto de 1385” e versa o confronto épico de Aljubarrota que habita o nosso imaginário coletivo. Um relato épico que descreve um acontecimento marcante na nossa História, que o autor ilustrou de acordo com as fontes históricas da época. No dia 14 de agosto de 1385, no campo de São Jorge, o exército comandado pelo rei D. Juan de Castela foi derrotado por uma força muito inferior de portugueses. Os heróis dessa história memorável e decisiva para a identidade nacional foram Nun’ Álvares Pereira, D. João I, e a hoste de quantos combateram sob as suas ordens, incluindo corajosos populares.

Pedro Massano é entre os autores da banda desenhada portuguesa atual um dos seus mais insignes representantes. Jornalista, editor, ilustrador, autor, crítico e divulgador de banda desenhada, Manuel Pedro Dias Massano Santos nasceu a 15 de agosto de 1948, em Lisboa.

A exposição, uma organização conjunta do IPV e do GICAV – Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu, decorre até ao dia 31 do mesmo mês.

* Artigo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Viseu, 13 de outubro de 2016

Joaquim Amaral

Comunicação e Relações Públicas | IPV

[email protected]