Docente do Politécnico de Viseu com importante distinção internacional

Nuno Melão, docente do Departamento de Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu do IPV, recebeu recentemente a distinção “Top 10 per cent of researchers contributing to the peer review of the field of Business, Management and Accounting” pela organização Publons, em virtude dos seus contributos na revisão de artigos científicos submetidos para publicação em revistas/conferências internacionais. O professor do Politécnico de Viseu ocupa o 45.º lugar a nível internacional e o 2.º lugar a nível nacional na área científica dos negócios, gestão e contabilidade.

Publons é um portal destinado ao registo de trabalhos de revisão de artigos científicos realizados por investigadores de todo o mundo antes e/ou depois da publicação. O nome Publons significa a unidade fundamental de pesquisa científica que justifica ser publicado. A revisão por pares é um trabalho especializado e valioso, que é por vezes esquecido logo após a publicação do artigo, desperdiçando, assim, ideias, sugestões e comentários. A finalidade consiste em reunir e armazenar este conteúdo, promovendo discussões. Além disso, trata de reconhecer e tornar a revisão por pares uma medida de produção científica, assim como as publicações e citações.

Num breve comentário à distinção, o docente do IPV referiu: “A Publons é uma plataforma que reconhece de um modo independente os serviços prestados pelos revisores de artigos. Os revisores desempenham um papel muito importante na construção da ciência, na medida em que são estes que aferem a validade das contribuições descritas nos artigos e que ajudam os autores a melhorar a qualidade das suas investigações. Estou, é claro, muito grato pela distinção recebida”.

Nuno Melão é professor adjunto convidado no Departamento de Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu. Concluiu o grau de Doutor em Ciências Empresariais na Universidade de Lancaster (Reino Unido) em 2001 e foi no passado docente da Universidade Católica Portuguesa (12 anos) e do Instituto Politécnico da Guarda (3 anos). Possui vários artigos publicados e é membro do conselho editorial em várias revistas científicas internacionais.

Mais informação em: http://prw.publons.com/sentinels-of-science-recipients2016

* Artigo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Viseu, 12 de outubro de 2016

Joaquim Amaral | Comunicação e Relações Públicas IPV

[email protected]