16º MatViseu junta estudiosos e profissionais de Matemática na ESTGV

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) do IPV recebe nos próximos dias 14 e 15 de outubro o “16º MatViseu”. Este encontro é uma organização conjunta da Área Científica de Matemática da ESTGV e da Delegação Regional do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática.

A décima sexta edição do MatViseu está alicerçada na forte adesão registada em edições anteriores, a qual justifica por si só a continuidade deste projeto. Trata-se de uma oportunidade de encontro entre pessoas ligadas à Matemática e suas aplicações, promovendo a disseminação de conhecimentos e experiências.

O encontro inclui sessões plenárias e sessões práticas. São seis as sessões práticas disponibilizadas: “Primitivas de funções reais de variável real”, “GeoGebra: aprender para aplicar”, “Com outros olhos”, “O integral de Riemann e algumas das suas aplicações”, “Relações bivariadas: fortes ou fracas?” e “Introdução ao GeCla: uma ferramenta didática no ensino da simetria”.

As sessões plenárias decorrem na manhã do dia 15 de outubro (sábado), estando as comunicações do evento deste ano a cargo do professor Jorge Picado (Universidade de Coimbra), com o tema “A magia da Matemática ”, e do professor António Machiavelo (Universidade do Porto), com a apresentação “Matemática, malabarismo e a importância de fazer coisas difíceis”.

O 16º MatViseu é uma ação acreditada pelo CCPFC, relevante para efeitos de progressão em carreira de professores dos ensinos básico e secundário dos grupos 230 e 500 (0,5 créditos). O programa prevê a frequência de duas Sessões Plenárias e duas Sessões Práticas, determinando a duração total de 13 horas de formação. Também é possível a inscrição só nas Conferências Plenárias (3 horas) ou nas Conferências Plenárias e uma Sessão Prática (8 horas). Estes casos correspondem a “ações de curta duração”, e possibilitam a obtenção de certificados com as correspondentes horas de formação.

Para a Comissão Organizadora este evento, dirigido não só a profissionais da área da Matemática mas também a todos aqueles que se interessam por esta área de conhecimento, é um espaço de reflexão e socialização que promove a partilha de conhecimentos e experiências relacionadas com a Matemática que se aprende e a Matemática que se ensina.

Desde a realização da primeira edição, O “MatViseu” tem-se consolidado como um evento de reconhecida importância na área da Matemática, destacando-se pela relevância na formação continuada dos professores de Matemática através da troca científicopedagógica entre os diferentes oradores e participantes.

Inscrições no evento e informação adicional em: www.estgv.ipv.pt/16matviseu

* Artigo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Viseu, 7 de outubro de 2016

Joaquim Amaral | Comunicação e Relações Públicas IPV

jamaral@pres.ipv.pt

Comissão Organizadora do 16º MatViseu

matviseu.estgv@gmail.com

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies