Dia Internacional do Idoso assinalado em Nelas

Com o objetivo comemorar o Dia Internacional do Idoso e de promover uma velhice ativa e participativa, de modo a evitar a solidão e o isolamento, a Câmara Municipal de Nelas promove durante esta semana na Biblioteca Municipal de Nelas um momento de animação e de encontro entre toda a população sénior proveniente das oito Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho (IPSS’S), com o tema “O Fio da Vida”, dinamizado pelos animadores sócio – culturais da Autarquia.

A atividade, que começou no dia de ontem e se prolonga até à próxima sexta feira, conta com a participação do Centro de Dia do Folhadal, Fundação Lopes da Fonseca, Lar de Idosos Padre Domingos, Lar de Idosos S. Miguel, Santa Casa da Misericórdia de Santar, Centro Paroquial de Vilar Seco – Centro de Dia, Residencial S. Domingos de Algerás e Casa de Repouso “A Família”.

O Presidente da Câmara, José Borges da Silva marcou hoje presença nesta nobre iniciativa, tendo deixado algumas palavras de apoio e incentivo a todos os envolvidos no sentido de se dar continuidade sempre com a mesma alegria a estas práticas efetivas de solidariedade e respeito Social, agradecendo igualmente a todos os profissionais dedicam a sua vida aos cuidados dos nossos idosos, reforçando a forte rede social existente no nosso concelho

O Dia Internacional do Idoso, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa, foi instituído em 1991 pela ONU (Organização das Nações Unidas) e é comemorado anualmente no dia 1 de outubro. Neste dia, é particularmente importante relembrar que a responsabilidade social vai além do trabalho desenvolvido pelas instituições no terreno, e que deveria ser um desígnio de todos desencadear novas ações, sistemáticas e diversificadas, ao encontro das necessidades e expetativas da comunidade (sénior).