Sessão de esclarecimento de “Infeções sexualmente transmissíveis” em Carregal do Sal

A Rede Social do Concelho de Carregal do Sal e o NLI (Núcleo Local de Inserção) promoveram, no dia 23 de setembro, uma sessão sobre “Infeções sexualmente transmissíveis”.
Realizada na Sala 2 do Centro Cultural de Carregal do Sal e destinada aos beneficiários do Rendimento Social de Inserção e pais de jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 20 anos), a ação foi dinamizada por Joana Lopes, Enfermeira da Unidade de Cuidados na Comunidade Aristides Sousa Mendes, de Carregal do Sal e Cláudia Carvalho, psicóloga da Equipa Multidisciplinar “Metas” da Vários Tondela.
Duas abordagens… duas temáticas interrelacionadas – as doenças transmitidas por via sexual e “Sexualidade e Afetos”.
Joana Lopes fez uma abordagem técnica das doenças – sida, sífilis, candidíase, gonorreia, herpes genital e papiloma vírus (que provoca o cancro do colo do útero) alertando para a sintomatologia e manifestação das doenças, formas de contágio e prevenção.
Depois foi a vez de Cláudia Carvalho se dirigir aos participantes para falar sobre “Sexualidade e Afetos”. A psicóloga abordou então a afetividade entre pais e filhos; entre irmãos; entre pares; na adolescência; na juventude e entre casais considerando que até à idade adulta todos estes afetos são essenciais para a estruturação da personalidade de cada um. Ao terminar deixou alguns considerandos e conselhos sobre hábitos que aumentam a afetividade concluindo que “O Amor é a soma de todos os afetos.”
No final da sessão, Ana Cristina Borges, Vereadora da Câmara Municipal que detém, entre outros, o pelouro da Ação Social, agradeceu a presença de todos e reforçou a importância destas sessões. Afinal “é sempre importante ouvir, por mais que pensemos que já sabemos tudo isto”. Por isso, concluiu “lidamos todos os dias com os conselhos que foram aqui transmitidos, dai não podermos nunca, desvalorizá-los.”

This slideshow requires JavaScript.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies