CDU vê aprovadas propostas na Assembleia Municipal : nome de rua a Diamantino Henriques e apoio à população de Lapa do Lobo

A CDU, através do deputado municipal, Manuel Fonseca, efetuou duas propostas na Asssembleia Municipal da passada Sexta Feira, 23 de Setembro, que foram aprovadas :

Proposta de atribuição de nome de Rua ao Dr. Diamantino de Oliveira Henriques (04/12/1930 – 06/03/1993)

O “Dr. Diamantino”, como era conhecido, foi um médico distinto que exerceu a sua actividade no Concelho de Nelas e de Viseu, tendo granjeado, pela sua generosidade e humanismo, o epíteto de “médico dos pobres”.

Desde muito jovem, Diamantino Henriques, afirmou a sua militância anti-fascista e afrontou corajosamente a ditadura, o que lhe valeu várias prisões nos sinistros calabouços do regime salazarista/marcelista.

Recém-licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra é preso pela PIDE tendo passado alguns meses na prisão do Aljube de onde transitou para Caxias. Sempre disponível para idosos doentes, era procurado por amigos e adversários que lhe reconheciam a integridade e a verdadeira vocação de «João Semana».

Preso novamente em 1968 por oposição à guerra colonial e acusado de actividades subversivas enquanto cumpria o serviço militar em Moçambique como médico reinspeccionado foi julgado pelo Tribunal Militar em Lisboa.

Regressou ao distrito, para Nelas, onde se encontrava a sua mulher e filhos. Continuou a exercer medicina privada por não lhe ser permitido o exercício de funções públicas, o que lhe dava para ir sobrevivendo, mas a sua vocação de «médico dos pobres» falava mais alto. Costumava dizer «Não tenho coragem de levar dinheiro aos doentes. Não lhes chega estarem doentes, ainda têm de pagar por isso?».

Ingressou como médico cardiologista no Hospital de Viseu onde trabalhou até falecer aos 62 anos. Antes, exerceu a especialidade de pediatria que era a sua verdadeira paixão. Até à sua morte em 6 de Março de 1993, foi sempre um democrata íntegro, combativo e coerente, tendo dado um forte contributo para a consolidação da democracia e dos valores do 25 de Abril.

A  Assembleia Municipal de Nelas, reunida a 23/09/2016, propõe:

1 – Considerando os relevantes serviços cívicos, sociais, médicos, culturais e políticos prestados pelo Dr. Diamantino de Oliveira Henriques, que a Câmara Municipal de Nelas decida da atribuição do nome de uma rua a este cidadão exemplar.

A proposta foi aprovada com 24 votos a favor e quatro abstenções.

Proposta de moção de apoio à luta da população da Freguesia da Lapa do Lobo para a reposição dos comboios

Tendo corrido na Freguesia de Lapa do Lobo, um abaixo-assinado que recolheu mais de 500 assinaturas, onde se reclama à Comboios de Portugal/IP a reposição dos horários de paragem nesta localidade dos comboios regionais com destino e regresso de Coimbra.

Sendo que os horários agora praticados não servem os interesses da população. Pois quem pretenda tratar de assuntos na cidade de Coimbra, sobretudo para ida ao médico ou visita a familiares hospitalizados, só tem para o efeito a paragem na Lapa do Lobo do comboio regional das 12h03m, que impossibilita as pessoas de satisfazer estas suas necessidades sociais.

Tendo estas supressões dos horários, descendente da manhã e ascendente, da tarde, sido feito de forma prepotente e sem qualquer explicação ou consulta à população da Lapa do Lobo por parte da CP/Infraestruturas de Portugal, sendo o actual horário de paragem absolutamente desadequado e uma mera formalidade, prenúncio de uma futura supressão completa de paragem no Apeadeiro de Lapa do Lobo.

Num momento de grandes dificuldades económicas e sociais que afectam particularmente a população rural, em que o incentivo ao transporte público deveria ser estimulado, quando o combate à desertificação do interior deveria constituir um imperativo nacional e a coesão territorial uma prioridade dos governos, a CP/Infraestruturas de Portugal esquece a sua responsabilidade de serviço público e obrigatoriedade de satisfação das necessidades de transporte da população e de melhoria da sua qualidade de vida e corta nos horários a seu belo prazer.

Considerando que o Apeadeiro da Lapa do Lobo não reúne no momento condições ideais para que os Lapenses, na maioria idosos,  o utilizem derivado aos problemas de segurança, e ao incómodo relativo à enorme distância que vai da plataforma à entrada das carruagens.

A  Assembleia Municipal de Nelas, reunida a 23/09/2016, delibera:

1 – Solicitar à CP – Comboios de Portugal, que reponha os horários de paragem do Comboio Regional nº 5400/1, que passava cerca das 6h23m no apeadeiro da Lapa do Lobo na direcção de Coimbra e o Comboio Regional nº 5408/9, que passava cerca das 17h29m, em sentido contrário.

2 – Solicitar à Infraestruturas de Portugal que, em colaboração com a Câmara Municipal de Nelas/Junta de Freguesia da Lapa do Lobo, proceda a obras de beneficiação no Apeadeiro de Lapa do Lobo, que torne mais cómoda, segura e acessível a tomada dos comboios naquele local.

Esta moção foi aprovada por unanimidade.