Formação para adultos e jovens desempregados para eventual integração no Grupo Aquinos

2Começou no dia 22 de setembro de 2016 a formação modular para adultos e jovens desempregados, tendo em vista uma eventual oportunidade de trabalho e integração no Grupo AQUINOS. São 24 adultos (mais de 30 anos) e 20 jovens (dos 18 aos 29 anos)

Enquadrada no Programa Vida Ativa, do Instituto de Emprego e Formação Profissional, inclui uma componente teórica e outra de formação em contexto de trabalho (estágio) e surgiu para dar resposta a uma nova unidade do Grupo AQUINOS que vai abrir portas, brevemente, no Concelho de Carregal do Sal.
A sessão de abertura decorreu nas instalações da extinta Junta de Freguesia de Currelos, local onde irá ser ministrada a componente teórica da formação.
Ficou a cargo da Vereadora da Câmara Municipal, Ana Cristina Borges, fazer o seu acolhimento e endereçar-lhes algumas palavras de boas vindas e de incentivo, referindo que “esta é uma oportunidade de trabalho” que os formandos “têm de agarrar com toda a força”. Ao assumir que a Câmara Municipal, apesar do muito que tem feito para garantir esse fim, ”gostaria de ter muitas mais oportunidades para oferecer”, desafiou-os a entregarem-se de corpo e alma à formação que agora estavam a iniciar.
Depois, agradeceu o esforço feito pelas várias entidades envolvidas, com inclusão do GIP – Gabinete de Inserção Profissional de Carregal do Sal, para a concretização da formação, afirmando que estiveram todos em parceria, em rede e todos cooperaram neste propósito que visa o bem comum e sobre o qual depositava toda a sua confiança.
Presente na receção aos formandos esteve também um representante do Grupo AQUINOS. O técnico Rafael Ferreira, ao manifestar o seu contentamento pelo arranque das turmas, recordou que o processo de seleção e recrutamento não foi fácil, atendendo ao perfil pretendido pela empresa, mas que finalmente se chegou a bom porto, pelo que a “Unidade de Carregal do Sal vai abrir e os formandos serão, de certa forma, os pioneiros”.
Gonçalo Ginestal, Diretor do Centro de Emprego de Dão-Lafões, fez também questão de estar presente no primeiro dia da formação. Dirigindo-se a todos, disse estar muito contente por aquela realização e por ver sala cheia, realçando o papel dos intervenientes que contribuíram para esse objetivo. Colocou os serviços que representa ao dispor afirmando “estar atento a estas oportunidades”, reiterando a importância das parcerias, pois “unimos esforços para que possamos construir projetos de futuro, todos juntos”.
A Câmara Municipal congratula-se com o arranque das duas turmas de formação e deseja a todos os formandos os maiores sucessos, estando convicta de que é na convergência de esforços que havemos de construir e afirmar o nosso Concelho.

Fonte : CM de Carregal do Sal