Viseu comemora hoje o dia do município com vasto programa

Viseu assinala o dia do município. Neste feriado municipal, serão homenageadas personalidades e instituições de mérito no concelho, em diversas áreas e setores de atividade. Hoje é dado também início ao programa da Festa das Vindimas.

A sessão solene do Dia do Município tem lugar às 11H30, no Viriato Teatro Municipal. No total, são quatro as personalidades e quatro as instituições locais que irão receber distinções. A João Inês Vaz (arqueólogo, historiador e figura destacada do concelho e da região) será atribuída a Medalha de Valor e Altruísmo a título póstumo.Paulo Sousa (atual treinador de futebol do Fiorentina), Mário Trindade (atleta e embaixador de atletismo adaptado de Viseu) e Tiago Ferreira (ciclista na modalidade BTT/XCM e um dos embaixadores da bicicleta de Viseu) irão receber a Medalha Municipal de Mérito.

Entre as instituições locais que serão distinguidas está o Museu Nacional Grão Vasco, que em 2016 celebra o centenário da sua fundação, e que será agraciado com a Medalha de Ouro da Cidade. Por sua vez, o Aeroclube de Viseu, o Grupo Desportivo “Os Ribeirinhos” e a Casa de Viseu do Rio de Janeiro receberão a Medalha de Mérito Municipal, na passagem do seu meio século de existência.

Um concerto da Orquestra Juvenil de Viseu, no Teatro Municipal Viriato, pelas 16h00, faz também parte do programa, estando a abertura oficial da Festa das Vindimas de Viseu, no Mercado 2 de Maio, agendada para as 18h, onde funcionará até domingo, 25 de setembro, o “Mercado de Vinhos & Sabores”. As comemorações continuam à noite com o concerto de Carolina Deslandes, às 21H30, na Fonte das 3 Bicas. A programação termina com a reposição das visitas “Viseu Misteriosa”.