Politécnico de Viseu acolhe 70 alunos estrangeiros no âmbito do Erasmus+

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV), como já vem sendo hábito, vai este ano voltar a acolher nas suas escolas, ao abrigo da mobilidade Erasmus+, um grupo de 70 alunos estrangeiros. Constata-se, assim, e uma vez mais, que a instituição foi escolhida e preferida por muitos alunos um pouco por essa Europa fora.

E se do país vizinho vem o maior grupo de alunos, também do leste voltaram a soprar os ventos da mobilidade rumo a terras beirãs, uma vez que o segundo maior grupo de alunos provém da Lituânia e da Polónia. Mas também há a registar presenças da Alemanha, da Bélgica, da Croácia, da França, da Finlândia, da Hungria, da Itália e da Roménia. São agora os alunos que vêm para o primeiro semestre de 2016/2017, sendo que, um considerável número deles, vai mesmo ficar até ao final do ano letivo.

Para que se possam sentir verdadeiramente integrados e experimentem o calor da fraternidade politécnica, vão os Serviços de Relações Externas do IPV levar a efeito mais uma edição do “Erasmus+ Welcome Day”. O evento decorre na Aula Magna do IPV, no dia 20 de setembro, a partir das 14:00 horas. Participam, ainda, e a título de convidados, dois alunos oriundos do Brasil que, ao abrigo de um protocolo firmado com o IPV, desenvolvem atualmente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu um período de estudos no presente ano letivo.

Do programa consta uma simbólica receção, com distribuição de ofertas institucionais e sessão de boas-vindas, com a presença da vice-presidente do IPV, professora Paula Carvalho. De seguida, e com a colaboração do Município de Viseu, os participantes têm a oportunidade de conhecer a cidade que os acolhe, através de uma visita guiada. Desta forma, os alunos estrangeiros ficam a saber quais são os locais mais emblemáticos e históricos da “cidade de Viriato” que, estamos certos, de agora em diante passará também a ser deles. E “de alma e coração!”.

Para que este acolhimento termine da melhor forma, os participantes serão brindados com um lanche-convívio. Desta forma, ao provarem um pouco de algumas iguarias locais, os convivas habituar-se-ão a novos e certamente diferenciados paladares e comeres. A sempre solidária, fraterna e divertida Tunadão 1998, uma vez mais emprestará a irreverência que os caracteriza e animará os presentes com os seus cantares e linguajares.

A fazer fé nos depoimentos de alguns dos participantes da edição anterior, na qual a título de convidadas também participaram duas alunas oriundas do Instituto Politécnico de Macau que se encontravam no IPV a efetuar um período de estágio de curta duração, perspetiva-se mais um salutar e animado convívio organizado pelo IPV.

“It was cool. We could see lots of interesting places in Viseu. The band was playing for us later was awesome. The dishes prepared for us were also very good”

Tomasz Grodecki, Polónia – West Pomeranian University of Technology

“The Welcome Day was really nice!! I enjoyed everything!!

I liked the traditional food and music”

Melani Almeida Duarte, Holanda – Inholland University of Applied Sciences

“The Welcome Day was very great, the show, the gift, the food, the little trip. I love them so much. Thanks for the invite”

Lao Ka Ian, Macau – Polytechnic Institute of Macau

* Artigo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Viseu, 13 de setembro de 2016

Serviços de Relações Externas | IPV

[email protected]