3.º Encontro Ibérico: Automóveis Clássicos ligam Nelas, Caramulo, Gouveia, Guarda e Salamanca

É já neste fim-de-semana que se realiza este evento dedicado aos veículos clássicos e históricos, num passeio de descobertas a realizar por asfalto e com visita aos três museus ligados ao automóvel, entre Espanha e Portugal: Gouveia, Caramulo e Salamanca. A caravana de verdadeiros apaixonados pelos carros clássicos e históricos parte de Nelas, prossegue pelo Caramulo e tem encontro marcado na Guarda, nomeadamente com jantar e alojamento no Sábado, seguindo Domingo para Salamanca.

Está aí a terceira edição do Encontro Ibérico de Automóveis Clássicos, o evento que reúne os modelos mais antigos com matrículas portuguesas e espanholas em torno da mesma paixão por clássicos com história. De 2 a 4 de Setembro, a caravana parte de Nelas em direcção a Salamanca para mais um encontro de descoberta paisagística, cultural e gastronómica.

O evento foi hoje apresentado à comunicação social no Museo de História de la Automocion de Salamanca por Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, e contou com a presença do director do museu, Luís Miguel Mata, e com a presença de vários parceiros e equipas espanholas, além de edilidades como o concejal de Desporto do Ayuntamiento de Salamanca, Enrique Sánchez-Guijo, o vice-presidente do município da Guarda, Carlos Monteiro, e o vereador do Turismo e Desporto do município de Gouveia, Jorge Ferreira.

Com ponto de encontro em Nelas, é no Grande Hotel das Caldas da Felgueira que a aventura por asfalto se inicia. Os participantes são recebidos na unidade hoteleira e termal durante a tarde de Sexta-feira para, às 17h30, partirem para o recinto da Feira do Vinho do Dão, um momento de festa, animação e prova de vinhos e petiscos desta Região Demarcada, ao qual a caravana pode regressar à noite para assistir ao espectáculo.

No sábado, o programa tem como destaque a subida da Rampa do Caramulo, e depois de almoço, a visita ao Museu e ao Caramulo Motorfestival, evento que festeja o mundo automóvel com um vasto programa, das exposições temáticas aos desfiles. A partida para Gouveia faz a transição da escala real para as miniaturas, com visita ao Museu da Miniatura Automóvel. O programa deste dia termina com o regresso à Guarda, com visita ao centro histórico, e alojamento no Hotel Vanguarda.

Na manhã de domingo, os clássicos passam a fronteira para as estradas e paisagens espanholas, com paragem na Plaza Mayor em Ciudad Rodrigo, antes da chegada a Salamanca. Após o almoço é visitado o Museo de História de la Automocion de Salamanca.

O 3º encontro Ibérico de Automóveis Clássicos é uma organização do Clube Escape Livre em parceria com o Museo de Historia de la Automoción de Salamanca, Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia e Museu do Caramulo, e tem o apoio institucional do Turismo do Centro de Portugal, municípios da Guarda, Nelas e Gouveia, e Ayuntamientos de Ciudad Rodrigo e de Salamanca. Conta ainda com o apoio das Caldas da Felgueira e Intermarché, e o apoio à divulgação de Motor Clássico, beira.pt e news motorsports.