25 anos de Feira do Vinho do Dão com 25 vinhos, 25 receitas e o grande livro das bodas de prata

Autarquia espera bater recorde em número de expositores e público, nas bodas de prata do certame

“Em Nelas, há tradição

Em Nelas, Feira do Vinho do Dão

Onde se conta a história

Onde o vinho é união

Onde se sente a glória

Desta região

Em Nelas, somos o Dão”

É este o mote para a grande edição da Feira do Vinho do Dão, que tem como palco a Praça do Município em Nelas, entre 2 e 4  de Setembro próximos, e o refrão da música composta por Simon Wandsworth, e produzida por António Leal e a ContraCanto, alusiva às suas bodas de prata. O grande evento vínico e gastronómico da região, assinala este ano 25 anos de vida, e reinventa-se,com muitas novidades, que foram hoje dadas a conhecer em conferência de imprensa, numa atmosfera também ela rica em tradições,na Vinícola de Nelas.Tendo como pano de fundo imponentes tonéis, o Presidente da Câmara de Nelas e a sua Vice Presidente, revelaram as principais novidades de um evento que pretende este ano bater novamente recordes, em termos de número de expositores de vinho (mais de 50) e público. Um dos grandes motivos de interesse da efeméride, será sem dúvida o “Mesa 25”, idealizado pelo Chef Diogo Rocha, natural da Urgeiriça, e um dos principais parceiros da Câmara Municipal na organização do evento. Responsável por dinamizar a área gastronómica da Feira, fez saber que uma seleção de 25 vinhos, escolhidos pelo “mestre” Luís Lopes, servirá para confecionar 25 receitas, resultantes de criações de 25 Chef´s. No final serão fundidos num único prato, com Diogo Rocha a prometer que será “muito agradável a experiência”. O Chef mostrou-se muito satisfeito com o crescimento, quer quantitativo, quer qualitativo, da área de restauração da Feira. “25 anos, 25 vinhos”, será outro momento marcante, numa seleção do diretor da Revista dos Vinhos e que vão ser objeto de uma prova exclusiva, com o próprio Luís Lopes e o Senhor Alvarinho, Anselmo Mendes, que regressou ao Dão. O livro “O Tempo Certo do Vinho”, da autoria de Sandra Leal, marca também as bodas de prata, e será lançado no certame, com edições em Português e Inglês. Tudo isto no dia principal da vasta programação – Sábado.

A “Grande Gala dos 25 anos”, com mais um irresistível e certamente surpreendente musical criado e encenado por António Leal, vai constituir um grande palco da Feira do Vinho para toda a região, em três apresentações – Sexta, Sábado e Domingo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O “Wine Sunset” (Sexta Feira), a TSF em direto, com o programa “Terra a Terra” (Sábado), e ainda um bolo gigante, com 250 Kg., iniciativa a que se associou a Quinta de Cabriz, que comemora este ano também 25 anos, e ainda um bolo vínico, a fechar o evento, são outros motivos de interesse a destacar. A Confraria dos Enófilos do Dão, como tem vindo a ser habitual, vai homenagear mais uma personalidade da região, pelo trabalho meritório que desenvolveu no setor : João Monteiro, da Adega da Corga (Penalva do Castelo). A Confraria, através do seu grão mestre, Carlos Silva,anunciou também que irá promover um encontro de confrarias báquicas e gastronómicas na Feira, apadrinhado pelo Chef Hélio Loureiro e Mário Louro, e em 29 de Outubro vai realizar um jantar vínico, também para assinalar os 25 anos da Feira do Vinho do Dão.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies