Camâra de Nelas candidata-se a financiamento para reservatório de água e requalificação de escolas

Notas de Imprensa CM de Nelas :

No âmbito do Aviso aberto até 5 de Julho de 2016 no PT 2020/POSEUR a Câmara de Nelas – após deliberação unânime para o efeito – candidatou a apoio financeiro de 85% a construção de um reservatório de água de 4.000 metros cúbicos de água (em duas células de 2.000 m3 cada) para reforço do abastecimento a todo o Concelho de Nelas, aumento da reserva de segurança e implementação de controlo automático e informático do sistema.

O investimento candidatado é próximo de 1,5 milhões de euros (máximo permitido por município nesta candidatura na vertente de abastecimento de água) e depois de apreciado favoravelmente em 60 dias (prazo legalmente previsto para o efeito), será construído em Nelas (junto à zona desportiva) no prazo previsto de 12 meses após concurso e adjudicação.

Realce-se que além deste processo, em matéria de água, a Câmara de Nelas aderiu recentemente ao protocolo que viabiliza os estudos e projetos para a futura construção da Barragem de Maeira no Rio Vouga entre Viseu e Vila Nova de Paiva, identificando ali uma necessidade suplementar de água para o Concelho de Nelas de cerca de 4 milhões de metros cúbicos anos num horizonte de 20 anos, sendo que atualmente o consumo médio anual de água ronda o 1,4 milhões de metros cúbicos ano provenientes da Barragem de Fagilde.

Carvalhal Redondo, Santar e Vilar Seco poderão ser requalificadas

A Câmara Municipal de Nelas vai apresentar uma candidatura ao Aviso nº Centro-73-2016-01 para o Desenvolvimento das Infraestruturas de Formação e Ensino Escolar do Programa CENTRO 2020 que visa a requalificação das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico de Carvalhal Redondo, Santar e Vilar Seco, de acordo com o que está inscrito no Plano Estratégico da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, no âmbito do  Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, num investimento superior a 300 mil euros.

Com esta requalificação, o Município pretende salvaguardar as condições físicas destes estabelecimentos, aumentando as condições de conforto dos alunos, e potenciar as condições de ensino-aprendizagem, indo ao encontro das aspirações das populações das freguesias que reconhecem a importância da existência de escolas de proximidade.

Estão previstos trabalhos de instalação de sistema de AVAC (aquecimento ventilação ar condicionado), substituição e isolamento de telhados, revestimento e isolamento de paredes (exteriores e interiores), substituição de pavimentos interiores, bem como substituição de equipamentos fixos e da rede eléctrica.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies