Carregal do Sal. Autarquia atribui medalhas de mérito municipal a cidadãos e troféus às PME Líder

José Luís Carneiro, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas presidiu a Sessão Solene comemorativa do Dia do Município de Carregal do Sal.
Após a Missa de Sufrágio, na Igreja de S. Brás e do tradicional Hastear da Bandeira, junto aos Paços do Concelho, Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado das Comunidades Portugueses foi recebido com Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal,de Cabanas de Viriato, dos Socorristas da Delegação de Oliveira do Conde da Cruz Vermelha Portuguesa e pela Banda da Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Após a assinatura do Livro de Honra, no Gabinete do Presidente da Edilidade, o Senhor Secretário de Estado deslocou-se para o Salão Nobre para presidir à Sessão Solene, cuja mesa esteve composta por este Ilustre Membro do Governo, pelo Presidente da Câmara Municipal, Rogério Mota Abrantes, e pelo Presidente da Assembleia Municipal, Carlos Jorge Morgado Gomes, a quem coube as honras de abertura da Sessão Solene.
Seguiram-se as condecorações de Artur Jorge Saraiva Pereira da Silva, Atílio dos Santos Nunes e Ondina Maria Farias Veloso.
Artur Saraiva e Atílio Nunes foram agraciados com a Medalha de Mérito Municipal Autárquico, Grau Ouro, por dedicação excecional à causa pública e, desta forma, terem contribuído decisiva e exemplarmente para o desenvolvimento social, cultural e económico do Concelho de Carregal do Sal.
Ondina Veloso, mais conhecida por Dina Veloso, foi também distinguida com a Medalha de Mérito Municipal Cultural, Grau Ouro, por toda uma vida entregue ao mundo da música, tendo sido atraiçoada, recentemente, por uma fibrose pulmonar que a obrigou, precocemente, a terminar os 40 anos de uma carreira musical genuína e jeito peculiar, que soube sempre ligar às suas origens.
O reconhecimento da Câmara Municipal, com a entrega dos respetivos troféus, às empresas do Concelho PME Líder 2015, respetivamente, Carregal Alimentar, L.da, Dimoldura, S.A., Encontrus, L.da, Euroralex, S.A., P&I – Displays & Packaging, L.da, Queijaria Flor da Beira, L.da. e Ripórtico – Engenharia, foi também um momento particularmente simbólico e emotivo desta Sessão Solene.
Uns e outros dirigiram algumas palavras aos presentes, num Salão Nobre que apresentou uma excelente moldura humana.
Como vem sendo hábito, o poeta e historiador Hermínio Cunha Marques declamou um poema alusivo a mais uma edição das Festas do Concelho e do Feriado Municipal que mereceu elogios dos presentes.
Na qualidade de anfitrião, o Presidente da Câmara Municipal, Rogério Mota Abrantes, começou por agradecer a visita de Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado, referindo-se, de seguida, ao Feriado Municipal e às Festas do Concelho. Destacou a continuidade das entradas franqueadas e da novidade do ano corrente que teve a ver com o comboio turístico que fez as delícias dos mais jovens e idosos, nas voltinhas dos circuitos. No concernente à Feira Industrial e Comercial de Carregal do Sal disse ter sido esta uma aposta ganha, a necessitar de continuidade, de ser musculada e consolidada.
Informou que num e noutro caso – Festas do Concelho e Feriado Municipal – a Câmara tinha estado de alma e coração, por entender serem estas, à semelhança de outras iniciativas similares, veículos promocionais incontornáveis na divulgação de valores e recursos endógenos, capazes de contribuir, decisivamente, para o desenvolvimento socioeconómico.
A propósito e em jeito de balanço, enumerou a realização da 2.ª edição da Feira da Pinha e do Pinhão, Saberes e Sabores de Terras de Carregal do Sal, com transmissão televisa no Somos Portugal, as participações da Câmara Municipal na BTL de Lisboa e FIT da Guarda, o honroso prémio atribuído como Melhor Stand Público BTL 2016, em torno do projeto “Eu Sou Aristides” e a conclusão do processo de geminação com a Prefeitura Pedro II – Brasil.
Afirmou que apesar destas apostas, a nível interno também muita coisa tinha sido já feita, ainda que com priorização de obras, face à escassez de recursos, com a cooperação das cinco Freguesias, visando, sempre, a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida dos munícipes.
Salientou que a Câmara Municipal estava atenta aos programas e fundos do novo quadro comunitário de apoio e tudo iria fazer para alcançar os benefícios de tais programas, nomeadamente no que diz respeito a novos investimentos e ou regenerações urbanas.
Encontrar soluções para problemas sociais, fixação de populações e criação de emprego, também foram enfatizados pelo edil carregalense.
Ao referir-se ao momento conturbado que se vive na Europa e no Mundo, fez uma alusão aos refugiados e aos hediondos ataques terroristas, afirmando que era muito importante ter em mente o ato heroico de Aristides de Sousa Mendes.
Ao convidar o Secretário de Estado para a visita à Casa do Passal, em Cabanas de Viriato, referiu que a mesma se encontra em franca reabilitação, contrastando com o estado degradado de um passado bem recente, mas que o projeto não se cingia à reabilitação e que os custos para se poder usufruir deste imóvel, o verdadeiro Memorial da Tolerância e da Paz de Aristides de Sousa Mendes, eram, de facto, bastante elevados.
Concretizou, mencionando que na apresentação recente do anteprojeto da fase seguinte da reabilitação da Casa do Passal, o valor estimado do investimento é na ordem de um milhão e quatrocentos mil euros, afigurando-se insuficiente a verba inicial de oitocentos mil euros, pelo que ousou pedir a ajuda do Governo de Portugal.
Só com esta convergência de esforços, num projeto que deve unir todas as pessoas, será possível perpetuar o ato do Herói do Concelho, de Portugal e do Mundo, Aristides de Sousa Mendes, que ouvindo a voz da consciência, emitiu trinta mil vistos para Vida, libertando as pessoas do Holocausto Nazi e de uma morte anunciada.
Terminou a sua intervenção, afirmando que todos estavam de parabéns, expressando um agradecimento à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal, pela forma exemplar como as Festas tinham decorrido, fazendo jus, uma vez mais, às Festas das Multidões, aos Bombeiros de Carregal do Sal, de Cabanas de Viriato, aos Socorristas da Delegação de Oliveira do Conde da Cruz Vermelha Portuguesa e à Banda da Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato, pelo elevado contributo e brilho que deram às comemorações do Feriado Municipal.
A finalizar as comemorações do Feriado Municipal, o senhor Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, agradeceu o convite que lhe foi formulado para estar presente neste dia tão importante para o Concelho.
Salientando a importância do exemplo de vida de Aristides de Sousa Mendes, transmitiu que sensibilizará o Ministro dos Negócios Estrangeiros para que se associe a esta causa humanitária, disponibilizando documentos históricos, como a correspondência trocada entre o Cônsul e as autoridades portuguesas e estrangeiras. Referiu ainda que pretende associar-se a este projeto, uma vez que dignificará os Serviços Consulares Portugueses.
Terminou lembrando a importância do Gabinete de Apoio ao Emigrante de Carregal do Sal e da necessidade de celebração de um novo protocolo de nova geração para a constituição do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora. Este Gabinete terá como principal missão identificar micro e pequenas empresas que pretendam internacionalizar a sua atividade económica, bem como apoiar emigrantes portugueses que queiram trazer para as suas terras de origem os seus negócios.
As comemorações oficiais do Dia do Município terminaram com a visita à Casa do Passal, residência do ex-cônsul de Portugal em Bordéus.

Fonte : CM de Carregal do Sal

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies