Apresentação histórica do foral manuelino de Senhorim na Biblioteca de Nelas

Apresentação histórica do foral manuelino de Senhorim estará integrada na exposição “Arquivo Municipal: Memórias de outros tempos” na Biblioteca Municipal de Nelas.

No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Arquivos, assinalado no passado dia 9 de junho, e comungando das ideias dos organismos nacionais e internacionais de arquivos, a Câmara Municipal de Nelas associou-se a esta efeméride com uma mostra documental histórica, que estará patente até ao dia 7 do mês de julho na Biblioteca Municipal António Lobo Antunes.

No mesmo âmbito, realiza-se na próxima segunda-feira, dia 4 de julho, às 21h30, uma palestra no auditório na Biblioteca Municipal, intitulada «Foral de Senhorim: apresentação histórica», que contará com as intervenções de António Tavares (Arqueólogo/Historiador) e de Luís Filipe Gomes (Arqueólogo e sócio fundador da ARQUEOHOJE – Entidade responsável pela conservação/restauro do foral).

Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Nelas pretende alertar a sociedade para a responsabilidade que a mesma tem na preservação dos arquivos e, simultaneamente, chamar a atenção de todos para as acções promocionais e de divulgação destes organismos na salvaguarda e difusão do património documental existente, no sentido de permitir a todos os públicos (re)conhecer e, assim, valorizar a História Local. Pretende, ainda, que os munícipes possam descobrir alguns dos seus documentos históricos que suportam a identidade do Concelho, que fazem partem da memória colectiva e são para usufruto de todos nós.

Este evento surge como o culminar do processo que levou ao restauro do Foral de Senhorim datado de 1514 e que é o documento histórico mais antigo existente no Arquivo Municipal de Nelas.

Press Release CM de Nelas

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies