Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital comemorou o 5º aniversário

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou no dia 10 de junho, o seu 5.º aniversário, momento a que se associaram leitores e utilizadores deste equipamento municipal inaugurado em 2011.

Para assinalar a data, foram entregues os certificados aos dez melhores leitores nos últimos cinco anos, dos diferentes escalões – infantil, juvenil e adultos – premiando de forma simbólica aqueles que mais requisitam livros na Biblioteca Municipal. Na sessão foi também feito um reconheciDSCF6780 DSCF6782mento às entidades e/ou pessoas que, ao longo destes cinco anos, foram parceiros e colaboraram de forma ativa com a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, tal como as IPSS e lares com os quais são desenvolvidas atividades; participantes no Clube de Leitura em Voz Alta; voluntários, escolas do concelho, entre outros.

Em dia de comemoração, a animação musical esteve a cargo do grupo “Twenty Five Hours”, constituído por jovens talentos do concelho, sendo que todos os que se associaram a este dia festivo encontraram uma exposição fotográfica que traça, em retrospetiva, as várias atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital nestes anos, seja no espaço deste equipamento seja fora de portas.

Assumindo-se como um espaço dinâmico, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital promove diversas iniciativas dirigidas a diferentes públicos sempre com um objetivo comum de promover o livro e a leitura, um dinamismo que é comprovado pelos números apresentados durante o balanço estatístico pela vereadora da Cultura, Graça Silva.

Nestes cinco anos foram desenvolvidas mais de 820 atividades destacando-se as dramatizações, apresentações de livros, Clube de Leitura em Voz Alta, o projeto “Lar na Biblioteca” e o projeto “Viver a Ler+” agraciado, em 2015, com uma menção honrosa no âmbito do prémio “Boas Práticas em Bibliotecas Públicas”; mas também palestras, colóquios ou ações de sensibilização, entre outras.

Com cerca de 2030 utilizadores inscritos, a maior parte deles adultos (1470), foram efetuados 13 mil empréstimos, nestes últimos anos, sendo que o escalão que mais requisita é o adulto (com mais de 18 anos) num total de 7577 empréstimos que faz ainda consulta presencial de livros e jornais, estuda, visita exposições e participa em conferências entre outras atividades. A Biblioteca Pública Municipal recebeu cerca de 69.200 utilizadores, ao longo destes cinco anos, 38.400 pessoas participaram ou estiveram presentes nas atividades, o que significa que passaram cerca de 107.600 pessoas por este espaço de cultura; e no que diz respeito ao espaço Internet, nos últimos cinco anos contaram-se perto de 66 690 utilizações. É de realçar o trabalho desenvolvido pela Ludoteca deste equipamento, em articulação com o pré-escolar e o 1.º CEB, na dinamização de atividades dirigidas ao público infantil incutindo-lhes o gosto pela leitura e formando, dessa forma, novos leitores e assíduos frequentadores da Biblioteca.

Como referiu a vereadora Graça Silva, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital quer “continuar a envolver a comunidade nas atividades mostrando que somos uma casa aberta”, dinamizando iniciativas que satisfaçam as preferências dos públicos e que incentivem cada vez mais   pessoas a tornarem-se leitores e utilizadores assíduos deste equipamento. O desafio, como adiantou, prende-se também em conseguir “captar mais público juvenil, aquele que menos procura a Biblioteca” sendo necessário “mais estratégias para os chamar e fidelizar”.

Também o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, que esteve na comemoração do 5.º aniversário da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, sublinhou o importante papel deste equipamento municipal e relevou o trabalho desenvolvido, dirigindo os parabéns a toda a equipa.

Fonte : CM de Oliveira do Hospital

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies