Departamento de Engenharia Civil da ESTGV celebra o “Dia do DEC”

Com uma conferência técnico-científica e entrega dos prémios do concurso de ideias

O Departamento de Engenharia Civil (DEC) da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) do IPV leva a efeito no próximo dia 25 de maio, a partir das 9:00h, no Auditório da ESTGV, o “Dia do DEC”.

O evento, com organização anual desde 2003, consigna a habitual conferência técnico-científica, este ano subordinada à temática da metodologia BIM – Building Information Modeling, e a entrega de prémios do concurso de ideias “Organização, Revitalização e Modelação de um Espaço Urbano”, inserido no projeto subordinado ao tema “Modelação Urbana – Novas Ideias para um Novo Impulso” que o DEC, em parceria com a ADIV (Associação para o Desenvolvimento e Investigação de Viseu), estão a desenvolver com o objetivo de divulgar e promover o CTeSP em Modelação e Gestão do Espaço Urbano.

O concurso, aberto à participação de alunos das escolas secundárias e profissionais do distrito de Viseu, tem como objetivo específico recolher a visão da comunidade académica sobre um espaço urbano local para o qual se pretende definir um Plano de Organização, Revitalização e Modelação. As propostas a concurso (constituídas por uma maquete e um painel A1) devem sugerir temas e ideias capazes de promover a preservação do património e da memória do local e, simultaneamente, serem capazes de dar um contributo de contemporaneidade e inovação para a sua revitalização, criando novas dinâmicas para esse espaço e ajudando, desta forma, a dinamizar social e economicamente a localidade.

Nesta primeira edição participam no concurso de ideias os estudantes provenientes da Escola Secundária Felismina Alcântara (Mangualde), Escola Secundária de Nelas, Escola Secundária de Tondela, Escola Secundária Alves Martins (Viseu) e da Escola Secundária de Viriato (Viseu).

As propostas a concurso serão, posteriormente, expostas no Palácio do Gelo Shopping, entre os dias 14 e 26 de junho.

O BIM é uma metodologia de partilha da informação e de comunicação entre todos os intervenientes e durante todas as fases do ciclo de vida de uma construção, apoiada num modelo digital, acessível por software, que permite a manipulação virtual dessa mesma construção.

A comissão organizadora convidou um painel de oradores conceituados, com o intuito de apresentar algumas das experiências de utilização do BIM nas áreas da Engenharia Civil, Arquitetura e Construção e Gestão de Empreendimentos, dando também a conhecer algum software BIM disponível no mercado.

Durante a conferência será também divulgada e promovida a nova oferta formativa do DEC – o Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Modelação e Gestão do Espaço Urbano. Com este CTeSP pretende-se formar profissionais habilitados a desenvolver a sua atividade em gabinetes de arquitetura e de engenharia, em empresas ligadas à construção e reabilitação de espaços urbanos, e em instituições que exerçam a sua atividade nos ramos da gestão urbanística, executando tarefas como: elaborar desenhos 2D e 3D; produzir maquetes digitais e físicas; gerir e analisar informação espacial através de sistemas de informação geográfica (SIG), e modelar terrenos, infraestruturas urbanas e empreendimentos com base na metodologia BIM.

O evento é aberto a toda a comunidade, nomeadamente a alunos e antigos alunos do Departamento de Engenharia Civil da ESTGV, bem como a técnicos e profissionais do setor da construção e ainda a docentes e estudantes em geral.

* Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Viseu, 23 de maio de 2016

Departamento Engenharia Civil da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu – IPV

dcivil@dcivil.estv.ipv.pt

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies