Dia Internacional dos Museus assinalado em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital assinalou esta quarta-feira, 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus com a dinamização de atividades no Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva.

Para assinalar esta efeméride, o Museu acolheu exposições temáticas e foi apresentada a peça de teatro “Bobadela: Lenda da Água que Beba Dela” pela Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital.

A iniciativa contou com a presença de cerca de 250 participantes, utentes de lares e centros de dia de várias instituições do concelho. Estiveram presentes: Arcial; Associação de Des. Social e Cultural Vale do Cobral (Meruge); Associação dos Amigos da Lageosa; Associação Progressiva de St. António do Alva; Cáritas Diocesana de Nogueira do Cravo; Centro Paroquial de Solidariedade Social da Bobadela; Centro Paroquial de Solidariedade Social de Lagares da Beira; Centro Paroquial de Solidariedade Social de Santa Ovaia; Centro Social de Aldeia das Dez; Fundação Aurélio Amaro Diniz; Lar Vitamaravilha. Estiveram também presentes as crianças do pré-escolar do Jardim de Infância da Bobadela.

Após assistirem à pequena dramatização sobre a origem do nome da Bobadela,  os utentes das várias instituições do concelho puderam ainda efetuar uma visita guiada ao Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva.

As comemorações foram acompanhadas pela vereadora da Cultura, Graça Silva que dirigiu as boas-vindas a todos, congratulando-se pela presença e disponibilidade com que aceitaram o desafio proposto pelo Município de Oliveira do Hospital “para estarmos juntos nesta comemoração. Um dia que é assinalado internacionalmente e ao qual também o Município de associou”.

Como explicou a vereadora da Cultura, com a celebração do Dia Internacional dos Museus, o Município de Oliveira do Hospital pretende “dar a conhecer melhor o património histórico e arquitetónico bem como dar a conhecer este Museu Municipal e a história da Bobadela”. Graça Silva destacou o património vasto e rico que existe por todo o concelho, que conta ainda com outros espaços museológicos, em algumas freguesias – nomeadamente Meruge, Lagos da Beira, Travanca de Lagos e Oliveira do Hospital – que recebem visitantes ao longo do ano e onde se pode conhecer um pouco mais sobre a história, modo de vida e personalidades do concelho oliveirense.

As comemorações do Dia Internacional dos Museus tiveram como tema, este ano, “Museus e Paisagens Culturais”, visando promover a ideia de museu enquanto centro territorial de uma proteção ativa da paisagem cultural, como refere a Direção-Geral do Património Cultural. No país, 79 museus, monumentos e palácios de 44 concelhos de todo o país, entre os quais Oliveira do Hospital, participaram no Dia Internacional dos Museus dinamizando diversas iniciativas que proporcionaram experiências atrativas e que permitiram ao público vivenciar os espaços numa perspetiva diferente, participando em atividades propositadamente organizadas para esse ambiente e horários específicos.

Fonte : CM de Oliveira do Hospital

Dia Int Museus_1

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies