Exposição “Reconstruir” inaugurada na Fundação Lapa do Lobo

Na passada sexta feira, dia 15 de abril, realizou-se no Auditório Maria José Cunha da Fundação Lapa do Lobo a palestra que antecedeu a inauguração da Exposição “Reconstruir” exposição de fotografia alusiva à recuperação da Casa do Passal de Aristides de Sousa Mendes.
A palestra começou pelas boas vindas dadas pela Dra. Mariana Torres – Curadora Cultural da Fundação, e de seguida foi constituído o painel de Oradores constituído pelos três elementos responsáveis pela Exposição: Dra. Paula Teles, Professora Josefa Reis e Sr. Rui Rodrigues, presente também neste painel esteve Dr. Luís Fidalgo (Fundação Aristides de Sousa Mendes).
Esta palestra contou com a presença de cerca de meia centena de pessoas no público, entre estes muitos entusiastas da causa de Aristides.
Durante esta apresentação foi possível ao público presente ficar a conhecer melhor a vida e obra de Aristides e os seus feitos que fizeram dele um Herói embora ainda pouco conhecido e reconhecido.
Foi também dado a conhecer o trabalho dos três Autores deste projeto e desta exposição e a forma como ao longo de um ano fotografaram a casa e a evolução das obras de recuperação.
Da parte do Dr. Luís Fidalgo foi dado a conhecer o ponto de situação no que refere ao andamento do projeto de requalificação e ainda o que futuramente se pensa fazer em relação ao espólio deixado por Aristides de Sousa Mendes.
O público presente esteve deveras interessado e participativo, e esta palestra tornou-se a dada altura uma agradável conversa entre Oradores e público presente, sendo possível a troca de ideias e de novas informações.
De seguida, todo o público foi convidado a visitar a exposição de fotografia propriamente dita, patente na Galeria de Exposições da Fundação, e aqui na presença dos seus Autores foi possível constatar a evolução das obras até ao seu resultado final, no que refere à qualificação exterior da casa.
A exposição ficará patente na Fundação Lapa do Lobo durante cerca de um mês.

Fotografias: Cortesia Professora Josefa Reis.

Texto : Fundação Lapa do Lobo

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies