Escola Superior Agrária de Viseu comemora 22 anos de excelência

A Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV) vai levar a efeito no próximo dia 14 de abril o seu “Dia da Escola”, evento que celebra os 22 anos de existência desta escola superior do Instituto Politécnico de Viseu.
A sessão de abertura está agendada para as 9h30m, na Aula Magna do IPV, seguindo-se uma Mesa Redonda subordinada ao tema: “O Papel dos Investidores e do Ensino Superior na Fileira Agroalimentar na Região”, que conta com a participação de diversos especialistas das áreas produtivas com mais impacto na região. Neste espaço de debate e reflexão serão abordados os principais problemas que preocupam os setores da vitivinicultura, fruticultura, queijo Serra da Estrela, avicultura, e a relação entre o tecido empresarial e o ensino superior, procurando ainda os palestrantes elencar linhas orientadoras para ultrapassar alguns obstáculos ao desenvolvimento, numa perspetiva de proximidade com o ensino superior agrário.
O programa termina com uma Missa Campal e com um almoço evocativo do aniversário da instituição, pontos do programa que serão realizados na Quinta da Alagoa, na ESAV.
O evento é direcionado à comunidade académica desta escola superior do IPV e a toda a sociedade envolvente que queira participar e associar-se à comemoração da efeméride.
A ESAV pretende com a realização da iniciativa divulgar a instituição junto de todos os que têm ao longo dos anos contribuído para o seu crescimento, congregando para o efeito um conjunto de personalidades, interesses e vocações relacionados com o setor agrícola e com o desenvolvimento rural.
A partilha e o debate sobre a importância do ensino agrário no desenvolvimento das regiões e do país e o papel dos jovens numa agricultura que se quer de futuro constituem o mote das comemorações deste ano.
A Escola Superior Agrária de Viseu está instalada na Quinta da Alagoa e forma estudantes nas áreas de produção agrícola, ciência animal, engenharia alimentar e enfermagem veterinária. Ao longo dos anos a ESAV formou mais de 2.000 diplomados, numa atividade que se tem revelado como um contributo extremamente importante para o desenvolvimento da economia regional. Atualmente, a Escola oferece 4 licenciaturas, 4 mest

rados e 7 cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP).

Equipada com infraestruturas adequadas e meios laboratoriais, a ESAV desenvolve projetos de ensino, de investigação e de apoio à comunidade, salientando-se como uma referência incontornável no panorama do ensino superior da região.
Parabéns ESAV!
* Artigo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Viseu, 13 de abril de 2016
Joaquim Amaral
Comunicação e Relações Públicas | IPV
 HYPERLINK “mailto:[email protected][email protected]
José Manuel Costa
Docente ESAV – IPV
 HYPERLINK “mailto:[email protected][email protected]