ELOS DE LEITURA arrancou hoje em Nelas

O Presidente da Câmara Municipal de Nelas oficializou esta manhã o início do Festival Literário “Elos de Leitura” na Cerimónia de Abertura que teve lugar na Biblioteca Municipal de Nelas onde foi apresentado todo o programa do Festival, nomeadamente a EXPOSIÇÃO DE ILUSTRAÇÕES DE MARIA KEIL DO AMARAL, que está patente a partir do dia de hoje na Biblioteca e na Fundação da Lapa do Lobo até ao próximo dia 17 de abril. 
Os LEITORES DO FRAQUE começaram hoje a sua cobrança para quem está em dívida com os livros e a leitura, primeiro na Escola EB 2/3 Dr. Fortunato de Almeida e Centro Escolar de Nelas, seguindo-se a Câmara Municipal e posteriormente as ruas da Vila. Amanhã, os Leitores de Fraque retomam a sua atividade pelas Freguesias do Concelho até dia 15 de abril e vão fazer prova que afinal ler não custa nada. 
Após a Cerimónia de Abertura, mais de 40 alunos da Universidade Sénior de Nelas dividiram-se em seis grupos no âmbito da atividade TRILHOS DE LEITURA declamaram poemas na Junta de Freguesia de Nelas, GNR, Centro Escolar, CTT, Farmácias e em alguns estabelecimentos da Vila, culminado com o encontro de todos na Câmara Municipal de Nelas onde proporcionaram momentos poéticos e musicais. Esta atividade continua em Canas de Senhorim na próxima quarta feira, dia 13 de abril, na Biblioteca José Adelino, Lar Padre Domingos e estabelecimentos comerciais, reafirmando desta forma as competências adquiridas pelos alunos da Universidade Sénior durante o ano nas disciplinas de Expressão Musical e Expressão Dramática, o que comprova que nunca é tarde para aprender e que ler é um prazer comum a todas as gerações. 
Ainda na quarta feira, dia 13 de abril, os “Elos de Leitura” recebem o ILUSTRADOR RUI CASTRO, que ilustra profissionalmente deste 1999, no Auditório do Edifício Multiusos de Nelas pelas 10h30. Às 14h00 as LEITURAS IMPROVISADAS pelos alunos da EB 2.3/ Secundária de Canas de Senhorim saem à rua e visitam os espaços públicos da localidade. 

Para além destas atividades, está a decorrer até dia 15 de abril a iniciativa LEIA À BOLEIA na carrinha da Fundação Lapa do Lobo, debate com LIVROS E CHOCOLATE na Escola EB 2.3/ Sec. de Canas de Senhorim, FAMÍLIAS CONTADORAS DE HISTÓRIAS nos Estabelecimentos de Ensino do Concelho, FEIRAS DO LIVRO no Centro Escolar de Nelas e Escola Secundária de Nelas e LER E OUVIR- leituras para a 3ª idade- na Residência São Domingos de Algeraz. 
CM de Nelas