Árvores centenárias recuperadas um pouco por todo o Concelho de Nelas

No âmbito da manutenção da segurança pública e da preocupação e preservação ambiental, nomeadamente na gestão das árvores no espaço urbano, o Município de Nelas procedeu à contratação de serviços de uma empresa especializada na área, no valor de 1.800€, para a realização da poda selectiva de manutenção em quatro espécies árvores centenárias localizadas no Concelho, designadamente um Sobreiro na Rua Dr. Eurico Amaral em Nelas, um Ulmeiro no Largo de S. Silvestre em Moreira, uma Amoreira no Largo de Santo António na Póvoa de Santo António e uma Azinheira na Quinta da Cerca – Vilar Seco, esta última classificada com Interesse Público
Nas referidas árvores de grande porte procedeu-se, desta forma, à escalada e poda seletiva de manutenção, mais concretamente a poda de limpeza sanitária, com a remoção dos ramos mortos, partidos ou inviáveis, para assim assegurar a segurança pública dos munícipes através da redução e/ou remoção do peso dos ramos potencialmente perigosos para a via pública, sempre com a preocupação de garantir a coabitação destas árvores com as áreas envolventes.
A intervenção no Sobreiro e na Azinheira contou com o parecer do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
A Câmara de Nelas, para além desta intervenção seletiva e cuidada, plantou já no atual mandato mais de 400 árvores e tem em curso o levantamento georeferenciado de todas as mais de 8.000 árvores existentes no Concelho de Nelas, parte ambiental que tem, e vai continuar a ter, o devido cuidado e atenção.