Carregal do Sal : Conselho Local de Ação Social associa-se a diversos projetos

O Conselho Local de Ação Social de Carregal do Sal reuniu no dia 31 de março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, contando com a presença de Anabela Almeida, em representação do Diretor do Centro de Emprego Dão Lafões.
Iniciados os trabalhos, coube à Presidente da Assembleia Geral da Associação Mãos Unidas P. Damião – Portugal, Anabela Alves, a apresentação do Projeto “Atelier Mãos Unidas – Padre Damião”, com a colaboração das técnicas afetas ao Projeto local, e o Diagnóstico Social, pela Técnica de Serviço Social da Autarquia, Ana Marília Pega. 
No final dos trabalhos a Presidente do CLAS, Ana Cristina Borges, informou os presentes da adesão do Município de Carregal do Sal ao protocolo designado “Desafio Gulbenkian – Não à diabetes”, assinado entre a Associação Nacional de Municípios, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Ministério da Saúde. O projeto tem dois objetivos: evitar que 50 mil pré-diabéticos desenvolvam a doença nos próximos 5 anos e identificar, no mesmo período, 50 mil diabéticos que desconhecem ser portadores da doença.
A adesão do Município ao projeto visa essencialmente prevenir e identificar situações de risco no que à diabetes diz respeito, doença que está a atingir um elevado número de portugueses e, em particular, a população do Concelho de Carregal do Sal.
A terminar a Presidente do CLAS referiu-se ao Gabinete de Apoio ao Munícipe em funcionamento no Balcão Multisserviços da Câmara Municipal, onde os interessados são ajudados em tarefas como o preenchimento de requerimentos diversos, marcação de consultas/exames médicos ou provas escolares ou no acesso aos serviços municipais on-line, consulta de editais ou avisos; horários e normas ou regulamentos municipais.