Programa “Seleção Gastronomia e Vinhos de Viseu Dão Lafões” foi hoje apresentado

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) apresentaram hoje, quinta-feira 24 de março, em Viseu, o Programa SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos Viseu Dão Lafões.
A sessão contou com a presença do Presidente da AHRESP, Mário Pereira Gonçalves, do Vice-Presidente da AHRESP, Jorge Loureiro, do Presidente do Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques e do Presidente da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, José Morgado; entre outros parceiros.
Após apresentação dos objetivos e enquadramento do programa, foi assinado um protocolo de cooperação entre as entidades envolvidas. Além da AHRESP e da TCP, a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e a empresa ControlVet, são parceiros ativos na avaliação e monitorização dos diversos indicadores técnicos a implementar pelos estabelecimentos de restauração aderentes ao programa.
O Programa SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos Viseu Dão Lafões visa assumir-se como um instrumento determinante na orientação e defesa das expetativas dos consumidores, assim como, um meio estratégica para a promoção dos próprios estabelecimentos de Restauração e Bebidas. Deste modo, a TCP assume a responsabilidade de dinamizar e divulgar o programa junto dos estabelecimentos de Restauração, bem como, junto da população local, e de turistas e excursionistas que visitem a região. Por sua vez, entre outras cláusulas, a AHRESP compromete-se a assegurar todo o processo de inscrição e receção de candidaturas; formar os técnicos das entidades que irão executar as auditorias técnicas e as auditorias gastronómicas e de serviço; acompanhar a execução das auditorias técnicas e das auditorias gastronómicas e de serviço; ou comunicar aos estabelecimentos candidatos o resultado das respetivas auditorias, através do envio do relatório de auditoria. A Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra irá executar as auditorias gastronómicas e de serviço. Por sua vez a Controlvet é responsável pelas auditorias técnicas aos estabelecimentos de restauração.
O protocolo vigora até dia 31 de dezembro de 2016, prevendo-se que até final do verão, a após o desenvolvimento das diversas ações inscritas no programa, seja possível distribuir os selos “SELEÇÃO GASTRONOMIA E VINHOS” pelos estabelecimentos de restauração cujo serviço e desempenho cumprem os critérios de qualidade verificados pelas equipas auditoras.
Legenda da fotografia “Foto Parceiros” (da esquerda para a direita):
Pedro Machado (Turismo Centro de Portugal), Ana Paula Pais (Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra), Nuno Martinho (CIM Viseu Dão Lafões), Jorge Loureiro (AHRESP), Almeida Henriques, (Câmara Municipal de Viseu), Odete Paiva (Câmara Municipal de Viseu), Mário Pereira Gonçalves (AHRESP), Sara Bastos (ControlVet).