POLISTÉCNICA comemora 15 anos de existência

A revista de informação institucional do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) celebra este ano o seu 15º aniversário. Quinze anos de atividade editorial ininterrupta. Por si só, a efeméride seria digna de registo, facto ainda mais relevante se considerarmos a realidade nacional no que à imprensa escrita concerne. 
Uma publicação que teve na sua génese “a necessidade sentida de uma publicação capaz de tornar mais fácil a circulação das ideias e dos factos, numa instituição cada vez mais distribuída no espaço, mais ramificada e enriquecida na sua atividade. Sempre mais povoada de alunos, funcionários e docentes. Através de uma informação objetiva e plural, pretende ser simultaneamente barómetro e termómetro do pulsar institucional, dos seus momentos altos e das suas dificuldades. Tanto passados como presentes” (Nota de Abertura, Polistécnica n.º 1, fevereiro de 2001).
Com efeito, foi no já longínquo ano de 2001, no mês de fevereiro, que a sua primeira edição deu à estampa. Desde o seu nº 1 até ao 19 (dezembro de 2011), Polistécnica surgiu sempre em edição impressa (trimestral no início e semestral posteriormente), acompanhada sempre pela respetiva versão on-line
Em 2012, a revista do IPV vira a página e inicia uma nova etapa da sua vida, evoluindo para edição mensal, versão exclusivamente on-line, em forma de newsletter institucional. Sempre no intuito maior de fazer chegar ao seu público toda a informação institucional de uma forma mais célere e eficiente, mais próxima do acontecimento. Cada vez mais perto do pulsar da vida académica, da excelência da investigação produzida e dos eventos científicos, pedagógicos e culturais realizados. Sem esquecer a faceta universalista da instituição, marcada pela forte dinâmica da cooperação internacional, ou o frémito contagiante do associativismo dos seus estudantes.
Um traço comum permaneceu no entanto: a mesma linha editorial, com os mesmos princípios e objetivos de levar aos seus leitores toda a informação institucional e de constituir-se como mais um contributo de defesa e cultivo da língua portuguesa.
E assim continuou até aos dias de hoje. 
No formato on-line já foram publicados, com esta edição, 42 números. Perfazendo um total de 61 edições, se lhes juntarmos as 19 impressas.
Quinze anos de informação institucional ininterrupta, disponibilizando aos seus públicos, interno e externo, os factos que fizeram, e fazem, a história em crescendo de uma instituição de ensino superior público num quadro de referência internacional, e concomitantemente registando na perenidade das suas edições contributos indeléveis para a história do Instituto Politécnico de Viseu e para a preservação da sua memória.
Sempre com a colaboração das Escolas Superiores, Professores, Alunos e Funcionários do Instituto. Também sempre com a sua presença e preferência ao longo destes anos. 
* Artigo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Viseu, 22 de março de 2016
Joaquim Amaral
Coordenador Editorial Polistécnica
Comunicação e Relações Públicas | IPV
 HYPERLINK “mailto:jamaral@pres.ipv.pt” jamaral@pres.ipv.pt