Politécnico de Viseu abre-se à comunidade. Dias Abertos em Abril contarão com mais de 1 300 participantes

A décima terceira edição dos Dias Abertos do Instituto Politécnico de Viseu tem já cerca de 1 300 participantes confirmados provenientes de 24 estabelecimentos de ensino secundário e profissional dos distritos de Viseu, Coimbra, Guarda e Lisboa – Agrupamentos de Escolas: Castro Daire, Cinfães, Gouveia, Grão Vasco, Mangualde, Moimenta da Beira, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão, Tábua, Tondela Cândido de Figueiredo, Tondela Tomaz Ribeiro, Vila Nova de Paiva; Escolas Profissionais: Carvalhais, Lamego, Profitecla Viseu, Seia, Tondela, Torredeita e Profitecla Lisboa e Prof. Agrícola D. Dinis (com visitas informais); Escolas Secundárias: Emídio Navarro e Viriato, e Serviço de Formação Profissional de Viseu.
Desde a sua primeira edição, em 2004, até aos dias de hoje, o IPV recebeu a visita de mais de 17.000 visitantes oriundos de 262 escolas secundárias, profissionais e do 3º ciclo do ensino básico.
O evento, que decorre entre os próximos dias 6 e 8 de abril, e que se estende também por outras datas agendadas durante o mesmo mês, conta com um programa pleno de atividades científicas, pedagógicas, lúdicas e culturais que o IPV organizou a pensar exclusivamente nos insignes participantes.
Um Politécnico de Viseu de braços bem abertos à comunidade acolhe os seus ilustres visitantes, guiando-os a uma viagem inesquecível pelo admirável mundo do ensino superior. Acolhidos com sorrisos ao ritmo da sonoridade entusiasmante das tunas académicas, os participantes são conduzidos pelos seus guias através das cinco escolas superiores do Instituto, nas quais ficam a conhecer as valências, os laboratórios e os projetos científicos que estão a ser desenvolvidos, assistem e participam em aulas a decorrer, contactam e dialogam com professores e alunos das diversas áreas científicas e observam exposições de materiais diversos desenvolvidos no âmbito de várias unidades curriculares dos cursos ministrados. No decorrer das visitas aos laboratórios vão ainda conhecer como se faz o biodiesel, descarregar aplicações informáticas desenvolvidas pelos alunos, verificar como se podem projetar/comandar robots e interagir com eles, saber como se faz simulação empresarial, conhecer projetos de multimédia e de design de mobiliário, verificar como se projetam e fabricam novos veículos menos poluentes, saber como se podem controlar inundações provocadas pelas cheias, entre muitos outros projetos.
O vasto programa permite ainda aos visitantes observarem diversas exposições, participarem em workshops e em inúmeras atividades de interação pedagógica e didática, que incluem momentos de contacto prático com a realidade laboratorial ou de campo, no âmbito das diferentes áreas de formação da Instituição.

Há mesmo dias assim! Dias que cristalizam o tempo em memórias imperecíveis.
Dias muito especiais para guardar na memória de todos os participantes.
Informação adicional em: 
facebook Instituto Politécnico de Viseu
 HYPERLINK “http://www.ipv.pt/1pagina/da2016/” http://www.ipv.pt/1pagina/da2016/
* Artigo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Viseu, 21 de março de 2016
Joaquim Amaral
Comunicação e Relações Públicas | IPV
 HYPERLINK “mailto:jamaral@pres.ipv.pt” jamaral@pres.ipv.pt