Projeto “DeeBike” sensibiliza comunidade escolar a pedalar pela poupança energética

O projeto “DeeBike”, que visa incentivar a consciencialização da comunidade escolar para o consumo de energia, é uma iniciativa do Departamento de Engenharia Eletrotécnica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu do IPV.
O projeto, em périplo pelas escolas da região de Viseu, tem uma forte componente pedagógica e cívica centrada na poupança energética que pode ser feita em pequenos gestos diários. “DeeBike” convida-nos a pedalar para melhor e mais eficazmente percebermos de que com pequenos gestos diários de poupança de energia podemos estar a dar um grande contributo para esta causa de escala planetária.
O simples ato de ligar um carregador de bateria de telemóvel a uma tomada é de tal forma banal, que a maioria das pessoas não faz ideia do que é necessário para ter energia disponível. Não tendo a mente aberta para este fato, é muito vulgar as famílias deixarem estes aparelhos (entre centenas de outros) ligados à tomada de energia, mesmo não estando a ser utilizados. Assim, quando nas sessões se coloca a questão “se vir uma torneira a pingar o que faz?”, a resposta da plateia é unânime – “fechamos a torneira”. No entanto, quando colocada a pergunta “deixa a consola de jogos, ou o computador ligado à energia, quando não está a utilizar?” – a resposta também é clara: “deixamos”.
A forma mais rápida de fazer perceber a plateia do desperdício de energia que têm nos seus lares consiste em convidar vários elementos do público a percorrer um percurso (simulado) de bicicleta, com etapas de diferentes dificuldades (subidas, descidas e em terreno plano). Em cada etapa do percurso são acionadas cargas (neste caso lâmpadas), de maior ou menor potência, que, ligadas a um gerador elétrico, provocam um maior ou menor esforço no pedalar do utilizador.
Após esta demonstração, muito interativa e participativa, a plateia fica esclarecida com o esforço que é necessário efetuar para produzir a energia desperdiçada, pelo simples facto de não desligarem os equipamentos das tomadas elétricas.
Este projeto tem uma forte componente pedagógica e, como tal, vai continuar a fazer o seu périplo pelas escolas da região.
* Artigo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Paulo Correia
Departamento de Engenharia Eletrotécnica | ESTGV/IPV
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Joaquim Amaral
Comunicação e Relações Públicas | IPV

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