Assessora Militar de Marcelo Rebelo de Sousa. Coronel Diná Azevedo é de Mangualde

Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente da República hoje empossado, terá como Assessora Militar por parte da Força Aérea, a mangualdense,  Tenente – Coronel Diná Joana Ferreira Gonçalves de Azevedo, a primeira mulher a exercer o cargo.
Diná Azevedo ingressou no Curso de Ciências Militares e Aeronáuticas da Academia da Força Aérea em 1990, na especialidade de Piloto Aviador, tendo sido brevetada na aeronave Epsilon TB30, em Beja, em julho de 1995 e frequentou o Curso Básico de Comando, no Instituto de Altos Estudos da Força Aérea (IAEFA), no ano de 1999.
Entre 2002 e 2005 assumiu o cargo de Piloto na “NATO Airborne Early Warning & Control Force E-3A Component” na Alemanha, voando, na Esquadra 2, o Boeing E-3A Sentry (AWACS) ao serviço da NATO, e totalizando, nesta aeronave 1.200 horas de voo. Nesta Componente completou as qualificações de Piloto, Piloto Comandante, Piloto Instrutor e Piloto Avaliador, desempenhando, em paralelo, diversas funções na Esquadra, entre as quais, piloto responsável pela Secção de Uniformização e Avaliação.

Fonte : Jornal do Centro