25º aniversário da Festa do Queijo Serra da Estrela com mais de 200 expositores. Marcelo Rebelo de Sousa marca presença amanhã pelas 15h

Arranca amanhã em Oliveira do Hospital o maior evento nacional dedicado ao Queijo
A programação da maior festa do Queijo do país, arranca amanhã, às 9h, com a transmissão em direto do prestigiado programa Terra-a-Terra, da TSF. Pela tarde, a RTP 1, durante seis horas de emissão, entre as 14h00 e as 20h00, transmite diretamente do recinto da festa o popular programa Aqui Portugal ,para o país e o mundo.

Terminado o programa da RTP1, os muitos milhares de visitantes que estarão em Oliveira do Hospital vão ser presenteados com um concerto da banda Função Públika, a partir das 20h30.
Na tarde de domingo, também entre as 14h00 e as 20h00, cabe à SIC, com o Portugal em Festa, mostrar a Festa do Queijo Serra da Estrela nos ecrãs de televisão de Portugal e do estrangeiro.
Na Festa do Queijo Serra da Estrela, que terá mais de 200 expositores com uma vasta panóplia de produtos endógenos, artesanato e gastronomia, vai estar aquele é considerado como um dos melhores queijos do mundo – o Queijo Serra da Estrela DOP.
O evento terá ainda, entre muitas outras iniciativas e um vasto programa cultural e desportivo, provas de queijo e vinhos do Dão, tosquias e fabrico de queijo ao vivo, concurso de gastronomia, exposição animal e show cooking. Marcará presença no certame enquanto “Queijo Convidado”, o “Queijo Ibiazabal Ordizia”- queijo de ovelha latxa DOP, do País B

asco Espanhol.

Na edição deste ano, uma das grandes novidades centra-se também ao nível do I Concurso “O melhor da Ovelha Serra da Estrela” que decorrerá no Mercado Municipal, dia 5 de março, e terá as vertentes de “Queijo Serra da Estrela DOP” e “Requeijão Serra da Estrela DOP”.
De referir que, no âmbito de uma estratégia de branding da Câmara Municipal, que visa dar ainda mais notoriedade à marca “Festa do Queijo Serra da Estrela”, fortalecendo em simultâneo a imagem de Oliveira do Hospital, dois conhecidos atores do público português têm participado em ações promocionais da Festa do Queijo da Serra da Estrela.
Depois do conhecido ator e apresentador do Preço Certo, na RTP 1, Fernando Mendes, aparecer em público a assumir-se como o “Padrinho” da 25ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela, que se realiza nos próximos dias 5 e 6 de março no centro da cidade de Oliveira do Hospital, o ator residente da TVI, Manuel Melo, aceitou também o convite para ser o protagonista do vídeo promocional das bodas de prata da maior festa do queijo em Portugal.
No vídeo que está a ser difundido nas redes sociais Manuel Melo aparece, caracterizado, num verdejante prado de Vila Franca da Beira a pastar o seu rebanho.
De repente começa a interagir com as Ovelhas Bordaleiras e o cão Serra da Estrela, entrando em cena com um rádio típico dos anos 90 e surpreende-nos com uma música rap dedicada a um dos maiores tesouros da gastronomia portuguesa – o Queijo Serra da Estrela DOP, produzido no concelho de Oliveira do Hospital. Manuel Melo despontou na telenovela “Saber Amar”, da TVI, onde contracenou com o ator Ruy de Carvalho. Ficou também conhecido pela sua participação no programa “Academia de Estrelas”, da estação de Queluz. Mais tarde, destacou-se no Talent Show “A tua cara não me é estranha”, da TVI – televisão onde é ator residente no programa “Somos Portugal” – e o seu último projeto está ligado à música.

A histórica 25ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela é uma organização do Município de Oliveira do Hospital em parceria com a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, e com a colaboração da ANCOSE, da Confraria do Queijo Serra da Estrela, do Turismo Centro de Portugal e do Crédito Agrícola.