8º Seminário de Bioética “Humanizar é Preciso!” na Escola Superior de Saúde de Viseu

O auditório da Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV) acolhe no próximo dia 31 de março o 8º Seminário de Bioética, com a edição deste ano a abordar a temática “Humanizar é Preciso!” 
A sessão de abertura está agendada para as 9:00h, iniciando-se de seguida os trabalhos com o painel da mesa um, que centra o debate em torno de “A dignidade do doente: um compromisso ético”. Este segmento conta com as comunicações de Filipe Almeida (Comissão de Ética do Centro Hospitalar de São João, Porto) e Ermida Rebelo (presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Tondela-Viseu). 
A moderação do painel é da responsabilidade de Joana Araújo (vice-presidente do Instituto de Bioética da UCP, e membro da Comissão de Ética da ESSV).
Após o intervalo da sessão matinal, segue-se a apresentação de Aura Miguel (jornalista, editora da Rádio Renascença), com moderação de Helena Solheiro (presidente da Comissão de Ética do Centro Hospitalar Tondela-Viseu)
No período da manhã, tempo ainda para a discussão de posters científicos.
O programa prossegue no período vespertino, pelas 14:30h, com o painel da mesa dois a abordar a temática das “Questões sociais e éticas no ensino superior”. A sessão conta com as intervenções de Joaquim Mourato (presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos), Miguel Sousa (técnico superior dos Serviços de Ação Social do IPV) e Daniela Rodrigues e Elizabete Magalhães (Fundo de Apoio ao Estudante da AAIPV). Rosa Martins (Membro da Comissão de Ética e docente da ESSV) tem a seu cargo a moderação do painel.
O seminário encerra com as comunicações livres, a terem lugar a partir das 16:00h.
O evento é uma organização da Comissão de Ética da ESSV e Comissão de Ética do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, em colaboração com os alunos do 28º curso de licenciatura em Enfermagem da mesma escola superior do Instituto Politécnico de Viseu. “Humanizar é Preciso!” pretende constituir-se como espaço público de debate e reflexão sobre temas atuais neste domínio e tem como destinatários estudantes da Escola Superior de Saúde e profissionais da área, sendo também aberto ao interesse do público em geral.
Inscrições on-line, regulamento de comunicações e posters e outras informações em www.essv.ipv.pt.
* Artigo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Viseu, 26 de fevereiro de 2016
Joaquim Amaral
Comunicação e Relações Públicas | IPV

jamaral@pres.ipv.pt