Escola Agrária de Viseu participa no XII Congresso Hospital Veterinário Montenegro e VI Congresso de Enfermagem Veterinária

Docentes e alunos da Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV) marcaram presença no XII Congresso Hospital Veterinário Montenegro e VI Congresso de Enfermagem Veterinária, evento que decorreu nos dias 20 e 21 de fevereiro, no Europarque – Centro Cultural e de Congressos, subordinado ao tema “Oncologia sem segredos”.
O certame foi irrepreensível a todos os níveis: excelentes expositores comerciais, com equipamentos e produtos inovadores, que interagiam, de modo dinâmico, com o público jovem e sénior; espaço social e recreativo de elevada qualidade, que permitiram também convívio, troca de ideias e reencontros e, claro, no programa científico.
A prevalência das doenças oncológicas tem vindo a aumentar significativamente na população humana, como é do conhecimento geral, mas também nos animais de companhia, razão pela qual, nos últimos anos, se tenha convertido numa das especialidades mais importantes dos Centros de Atendimento Médico-Veterinários (CAMVs).
Aquele que é atualmente o maior evento científico na Medicina Veterinária dos animais de companhia em Portugal, contou com mais de 2.300 congressistas (500 enfermeiros veterinários ou estudantes da licenciatura em Enfermagem Veterinária), oradores de renome nacional e internacional, e um programa de elevado nível científico, com atualizações recentes sobre novas técnicas de diagnóstico em oncologia veterinária, novos protocolos de tratamento e de cuidados paliativos, em prol da melhoria da qualidade de vida do paciente oncológico.
Foi com muita honra, e trazendo de volta um grande enriquecimento científico e profissional, que a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viseu participou, massivamente, com a presença de mais de uma centena de estudantes e licenciados. Para além de participar com comunicações, a ESAV esteve também representada na presidência das mesas do Congresso de Enfermagem Veterinária.
É ainda de salientar o importante prémio ganho pela enfermeira veterinária Rita Gravato, licenciada pela ESAV, a trabalhar na Clínica Veterinária do Dão, em Nelas, que lhe dará a oportunidade de realizar um estágio num dos mais importantes Centros de Oncologia Veterinária de referência do Reino Unido: Dick White Referrals. 
Este prémio projetará, uma vez mais, a nível internacional, o curso de Enfermagem Veterinária da ESAV e os seus diplomados, atualmente já muito procurados pelos CAMVs daquele país, após a obtenção da acreditação europeia da ACOVENE (Accreditation Committee for Veterinary Nursing Education), em 2014.
* Artigo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Viseu, 25 de fevereiro de 2016
Helena Vala
Docente da Escola Superior Agrária – IPV
hvala@esav.ipv.pt