Sub 11 : SL Nelas leva a melhor no derbi regional com o Mangualde por duas bolas a zero

A equipa vinha de um mau resultado em casa e precisava de uma vitória para subir os níveis de confiança e para continuar na luta pela passagem à 2ª fase.
No jogo da primeira volta, tudo nos tinha corrido bem, a exibição, o resultado e ao invés, ao nosso adversário tudo tinha corrido mal. Sabíamos que a nossa equipa tinha mais qualidade, mas o resultado de 9-1 era enganador e não espelhava a diferença entre as duas equipas.
O resultado da jornada anterior tinha deixado mossa! Os jogadores durante a semana revelaram alguma falta de confiança e ansiedade. Esperávamos que estas condicionantes não influenciassem muito neste jogo!
Apresentámos como equipa titular Rafa (gr), Daniel, Francisco, Simão, Igor, Tomás e Ricardo e como suplentes estiveram no banco, Boto, Pedro e Tiago. O Martinho, por

motivos académicos esteve impossibilitado de dar o seu contributo à equipa.

Iniciámos o jogo com maior pendor ofensivo e tomámos conta do jogo. Beneficiámos de dois cantos e por volta dos 10 minutos de jogo, o Tomás numa jogada individual, descaído para a linha final do lado direito, conseguiu desenvencilhar-se do adversário direto e à saída do guarda-redes assistiu para dentro da área e o Igor fez o 1-0. A equipa continuou a atacar, criou mais alguns lances de perigo, nomeadamente através do Igor e do Ricardo, mas acabaram por não tomar as melhores decisões e não conseguiram concretizar.
Fomos para o intervalo a ganhar por 1-0, mas o resultado era escasso e não premiava o esforço e a qualidade do jogo apresentado.
Na 2ª parte entrámos novamente melhor, obtivemos um lance em que o Igor falhou o golo com a baliza escancarada e ainda um livre direto do Francisco em que o guarda-redes contrário fez uma excelente defesa. A partir desse momento, sensivelmente aos 10 minutos, a equipa passou por algumas dificuldades. O Mangualde começou a acercar-se com perigo da nossa baliza, poderia ter feito o empate e os nossos jogadores tiveram de defender com unhas e dentes o resultado.
Tentámos jogar em contra-ataque, mas as jogadas não saíam da forma como os jogadores queriam. A falta de confiança ditada pelo resultado adverso da jornada anterior, começava a aparecer e o Mangualde continuava a pressionar!
Após aqueles 5 minutos de sufoco, lá conseguimos sair em contra-ataques e numa dessas jogadas, o guarda-redes adversário só conseguiu pará-la a jogar com as mãos fora da área. No livre direto, frontal, encostado à área, o Daniel procurou “encher o pé”, mas a bola embateu na barreira e por sinal foi parar aos pés de um contrário, que acabou por se isolar. Num esforço final, o Simão conseguiu o desarme, mas a bola foi ter com o Rafa que a agarrou e o árbitro considerou atraso! Do livre acabou por não resultar em nada, mas de um lance perigoso a nosso favor, transformou-se em perigoso para nós!
No último minuto, o Tomás teve uma jogada de génio e após passar por dois adversários, sempre em grande velocidade e aguentar a pressão de um terceiro teve a frieza e o discernimento de à saída do guarda-redes contrário fazer mais uma assistência, a qual o Ricardo agradeceu e encostou para fazer o 2-0 e assim terminar o jogo.
Apesar das oportunidades criadas, não conseguimos concretizá-las e com o resultado em 1-0 demos azo a que o Mangualde crescesse no jogo e acabámos por tornar um jogo fácil em difícil!
Após esta 15ª jornada e com o empate entre o Repesenses e os Pestinhas, isolámo-nos no 2º lugar com 33 pontos, a quatro do líder e com dois de vantagem do terceiro. Na próxima jornada recebemos o Viseu e Benfica, será a nossa 2ª final! A equipa continua empenhada e tudo fará para dignificar a camisola e o nome do Sport Lisboa e Nelas e conseguir os 3 pontos.
Benjamins S L Nelas