Torneio de Carnaval Sub 11 em Tomar. Sport Lisboa e Nelas classificou-se em 3º lugar

No sábado dia 6 de Fevereiro, a equipa A dos sub11 do Sport Lisboa e Nelas deslocou-se à bela cidade Nabantina de Tomar, para participar no torneio de Carnaval muito bem organizado pela equipa local do União de Tomar.
A nossa equipa já no ano anterior tinha pretendido participar, mas não houve na altura oportunidade e somente este ano, tal se proporcionou. Quis ainda o destino, que o nosso treinador, professor Paulo Silva, natural de Tomar tivesse sido submetido a uma intervenção cirúrgica a um joelho, dois dias antes, pelo que acabou por não nos poder orientar na sua “terra natal”.
Apesar desta contrariedade, a equipa foi para o torneio muito bem conduzida pelos diretores António Jorge, José António e Paula Pereira e ainda com a colaboração de vários familiares de atletas que acompanharam a equipa em mais esta jornada.
Dois atletas, Boto e Martinho por motivos particulares não puderam acompanhar a equipa, mas os restantes, Daniel, Francisco, Igor, Pedro, Rafa (gr), Ricardo, Simão, Tiago e Tomás estiveram presentes e não deixaram os seus créditos por mão alheias.
O Torneio teve a participação de 12 equipas, provenientes dos distritos de Leiria, Santarém e Viseu, nomeadamente, ADCCMI Leiria, UD Santarém, AC Marinhense, AC Avelarense, GRAP, CD Águias, AD Pedro Roma, EF Tomar, U. Tomar A, U. Tomar B, U. Tomar C e SL Nelas, que foram agrupadas em quatro grupos de três equipas. As duas primeiras de cada grupo passavam à fase final e discutiriam as oito primeiras posições através de jogos a eliminar, as equipas classificadas em terceiro lugar, formariam um grupo para apurar do 9º ao 12º lugar.
Sendo a primeira vez que participávamos no torneio em Tomar e não conhecendo o valor de qualquer uma das equipas participantes, a nossa equipa veio com vários objectivos: conviver com outros tipos de adversários, ganhar mais experiência, manter o ritmo competitivo, passar o período carnavalesco de forma divertida, diferente, em convívio com os colegas e também, dar o seu melhor para mostrar o belo futebol que tem vindo a apresentar na fase sul de Viseu.
No 1º jogo defrontámos uma equipa local, a Escola de Futebol de Tomar que já tinha perdido no primeiro jogo por 1-0. Sabíamos que uma vitória neste jogo permitiria logo o acesso à fase seguinte. O jogo acabou por ser fácil, com um só sentido no jogo. Criámos várias oportunidades de golo desperdiçadas, beneficiámos de dois livres do Igor e outro do Tomás, em que a bola bateu com estrondo nas traves e postes e houve oportunidade de todos os atletas rodarem. Os golos foram marcados pelo Ricardo (2) e Tomás. Vencemos por 3-0.
No 2º jogo defrontámos a equipa que por sinal viria a ser a vencedora do Torneio, a AD Pedro Roma, uma equipa de Pombal. Qualquer uma das equipas estava já apurada para a fase seguinte, apenas faltava decidir se em primeiro do grupo ou em segundo e isso condicionou um pouco a abordagem do jogo, este foi bastante aberto por ambas as partes, mas correu melhor para eles. Quem não marca…sofre!. De início desfrutámos de duas oportunidades de golo desperdiçadas pelo Igor e Ricardo e em contra-ataque sofremos um golo. A equipa desanimou um pouco, sofremos logo de seguida mais dois golos e a história do jogo estava feita. Rodámos a equipa, dando descanso a atletas que têm vindo a ser mais utilizados ao longo da época e acabámos por sofrer mais dois golos. Perdemos por 5-0.
No 3º jogo, tendo ficado em 2º lugar no grupo-D, calhou-nos defrontar a equipa classificada em 1º lugar no grupo-A, a equipa do União de Tomar-B. Entrámos em campo com vontade de mostrar o nosso verdadeiro valor e tentar apagar a imagem do jogo anterior. Num jogo a eliminar, quem ganhasse passaria para as meias-finais. Iniciámos ao ataque, mas o adversário defendia bem.
Numa jogada pelo lado direito, o Simão rematou forte, o guarda-redes fez uma defesa incompleta, a bola sobrou para o Tomás que ao tentar passar pelo guarda-redes este fez penálti. O Francisco com um remate rasteiro colocado para o lado direito fez o 1-0. A equipa de Tomar também respondeu com três oportunidades de golo, paradas pelo Rafa com excelentes defesas. Nesta altura a equipa estava a defender bem, a jogar em contra ataque e numa dessas jogadas o Rafa bateu a bola longa, foi ganha pelo Ricardo, passou ao Tomás e este já dentro da área foi derrubado. Francisco chamado a marcar o penálti tentou colocar a bola para o lado esquerdo, mas rematou ao lado. Até ao final a equipa jogou fechada, mostrando muita entreajuda entre todos os atletas. O Pedro neste jogo apresentou algumas queixas num pé e não jogou por precaução. Vencemos por 1-0.
No 4º jogo estávamos na meia-final e tudo poderia acontecer, a Final estava ali bem perto! Defrontávamos a equipa do União de Tomar-C e no aquecimento, a primeira contrariedade, o Daniel apresentou queixas na coxa direita e não jogou de início. A paragem para almoço desconcentrou um pouco a equipa e apesar de duas oportunidades de golo pelo Igor e Ricardo, não fomos eficazes. Ao invés, um jogador unionista, à entrada da área, com um remate forte e colocado fez o 1-0. Logo de seguida, num canto houve uma falha de marcação e aconteceu o 2-0. A nossa equipa foi à procura do golo, arriscou e sofremos o 3-0 numa jogada rápida de contra-ataque. Procurámos reagir, pressionámos mais alto e o Igor com um remate forte na esquina da área, rematou cruzado e reduzimos para 3-1. Foi sol de pouca dura, uma jogada confusa dentro da nossa área, um ressalto e estava feito o 4º golo. O Francisco num belo remate de fora da área fez o nosso 2º golo e até ao final ainda enviámos uma bola ao poste através do Igor, o Tomás com um livre direto muito perigoso, em que a bola foi retirada em cima da linha (dúvidas) e ainda um remate de fora da área com uma excelente defesa do guardião nabantino. No último instante, sofremos o quinto golo. O sonho da Final terminava ali! Jogaram todos os atletas e perdemos por 5-2.
No 5º e último jogo, para a atribuição do 3º e 4º lugar defrontámos o CD Águias, uma equipa de Alpiarça. Entrámos no jogo como se fosse a final, concentrados, focados num só objectivo, o pódio. Marcámos cedo, através de uma boa jogada em que o Simão ganhou a linha de fundo, cruzou rasteiro e o Ricardo encostou à ponta de lança. Pouco tempo depois, novamente o Ricardo a bailar à frente de um adversário e fora da área com um remate potente a fazer o 2-0. De seguida foi o Tomás a fazer o gosto ao pé com a obtenção do 3-0 e o Pedro viu ainda um golo ser-lhe anulado após aparecer num canto ao segundo poste a encostar, mas estava uma segunda bola em campo sem interferir em nada (junto do banco da equipa adversária)! O jogo terminou com o 4º golo, pelo Igor após uma excelente arrancada pelo lado direito culminada com um remate cruzado. Vencemos por 4-0. 
Na cerimónia de entrega de prémios, a merecida festa pelo honroso 3º lugar alcançado, encheu de orgulho os familiares e equipa técnica. Mais uma vez, a equipa sub11-A do Sport Lisboa e Nelas foi um digno embaixador da nossa região do Dão. Para culminar e a anteceder a viagem de regresso a Nelas, soubemos ainda com muita satisfação que o nosso atleta Igor Pereira foi convidado pelo Sporting Clube de Portugal para fazer um treino de observação. Parabéns.
Entretanto, aproveitem estes dias para festejar o Carnaval, divirtam-se, recuperem as forças, convalesçam das mazelas (joelho) e no próximo dia 13, receberemos os Pinguinzinhos na 14ª jornada onde iremos procurar a décima primeira vitória da época e assim, mantermo-nos na disputa pelos lugares cimeiros.
Visitem a nossa página do Facebook: Benjamins S L Nelas
Saudações Desportivas, Bancada Nelense.