Carregal do Sal : Dia Internacional das Vítimas do Holocausto marcado pela apresentação do livro “Aristides, Semeador de Estrelas”

          No dia 27 de janeiro, inserido no Projeto UNESCO deste ano letivo,“Refugiados e heróis do passado e do presente”, comemorou-se, na Biblioteca Municipal de Carregal do Sal, e com o seu apoio, o “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto”. Esta iniciativa contou, ainda, com a colaboração da Coordenação das Bibliotecas Escolares e da disciplina de Português do 2º ciclo.
         Do programa constou a apresentação do livro “Aristides, Semeador de Estrelas” pela autora, Ana Cristina Luz, e, em jeito de homenagem ao Cônsul, a leitura da história, de uma forma expressiva e comovente, por um grupo de empenhados alunos da turma A do 6º ano.
         Neste evento esteve representada a Câmara Municipal, através do seu Vice-Presidente,José Batista, que proferiu uma palavra de apreço pela presença da escritora

no nosso concelho, felicitando o Agrupamento por este género de iniciativas promotoras do alargamento das aprendizagens e do enriquecimento cultural e ético do nossos alunos. Também a direção da Escola se fez representar na pessoa da Professora Aldina Carvalho, a qual agradeceu, igualmente, o contributo da autora, congratulando-se pelo sucesso da iniciativa.

           No final, a assistência – maioritariamente constituída pelos alunos de 2º ciclo – interpelou a escritora sobre aspetos relevantes, não apenas da vida da personagem histórica da obra como também do regime nazi e da reação do líder do Estado Novo, e aplaudiu, com entusiasmo, mostrando elevado interesse pela atividade e curiosidade pelo saber.
          A concluir o programa de atividades, alunos, professores, escritora e entidades convidadas visitaram a Exposição “ Espiral da Memória – uma viagem no tempo”, patente no Museu Manuel Soares de Albergaria, guiados pela Equipa UNESCO.

A Equipa UNESCO