Associação Académica do Instituto Politécnico de Viseu elege novos órgãos sociais

A Associação Académica do Instituto Politécnico de Viseu (AAIPV) encerrou um ciclo para que um novo se possa iniciar. Os Órgãos Sociais da recém-eleita AAIPV tomaram posse no dia 20 de janeiro, numa cerimónia que teve lugar no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu.
Tiago Oliveira, natural de Viseu e aluno do 4º ano do curso de Enfermagem da Escola Superior de Saúde de Viseu é o novo presidente da direção.
A cerimónia contou com a presença do vice-presidente do IPV, professor José Costa, e representantes do IPDJ e da Federação Académica de Viseu. Relevo ainda para a homenagem simbólica feita ao presidente cessante, Nuno Duarte Pinto, e toda a sua equipa.
Nas palavras do novo presidente da direção da AAIPV, Tiago Oliveira, “este é um momento de mudança de paradigma, em que se torna crucial a existência de um espírito de cidadania ativa, que envolva todos os agentes da academia, sobretudo os estudantes do Instituto Politécnico de Viseu. É fundamental sermos mais fortes, do que a nossa melhor desculpa”. Tiago Oliveira afirmou ainda que a direção que tomou posse, além de “pretender dar continuidade ao ótimo trabalho desenvolvido pela anterior direção, também pretende ir mais além, zelando sempre pelo melhor dos alunos do instituto”.
O Fundo de Apoio ao Estudante surge como um desafio premente desta Associação, permitindo que muitos colegas, com dificuldades económicas e financeiras, não sejam obrigados a abandonar o seu percurso académico.
Os recém-empossados órgãos da Associação Académica pretendem aliar a promoção da solidariedade entre a comunidade académica à promoção de estilos de vida saudáveis, à divulgação da cultura e arte portuguesas, através de atividades desportivas, culturais, musicais e científicas, promovendo o convívio, a união, a entreajuda entre todos os estudantes do Instituto Politécnico de Viseu, apoiando para o efeito ativamente o Fundo de Apoio ao Estudante.
E é a pensar nos estudantes, que a nova direção tem já planeada a atividade “Em abril, voluntários mil”, que terá lugar no dia 20 de abril. O evento contará com um programa científico na parte da manhã, no âmbito da solidariedade e dificuldades dos estudantes do ensino superior, e na parte da tarde com a tradicional caminhada solidária. No final do dia tempo ainda para a realização de um torneio quadrangular entre o IPV e as escolas secundárias de Viseu, e à noite para um concerto solidário, que juntará as tunas do IPV a músicos convidados da região de Viseu, com as receitas a reverterem a favor do Fundo de Apoio ao Estudante.
A Associação Académica do Instituto Politécnico de Viseu é uma estrutura federativa que nasceu em 1997 e que representa as associações de estudantes das cinco escolas superiores do IPV.
Direção AAIPV:
Presidente: Tiago Oliveira (ESSV, Enfermagem)
Vice-presidente: Maria Vieira (ESTGV, Tecnologias e Design de Multimédia)
Tesoureiro: Joana Santos (ESEV, Publicidade e Relações Públicas)
Secretário: Maria Santos (ESAV, Enfermagem Veterinária)
Coordenador da Secção Autónoma das Tradições Académicas: Tiago Marques (ESTGV, Engenharia Informática)
Coordenador do Departamento de Ação Social: Joana Correia (ESEV, Educação Social)
Vogal: João Diogo (ESEV, Publicidade e Relações Públicas)
Vogal: Iljú Semedo (ESTGV, Tecnologias e Design de Multimédia)
Vogal: Francisco Ruas (ESTGV, Tecnologias e Design Mobiliário)
Mesa da Assembleia Geral:
Presidente: Rúben Magalhães (ESSV, Enfermagem)
Vice-presidente: Rui Cardoso (ESTGV, Engenharia Eletrotécnica)
1º Secretário: Augusto Coronha (ESAV, Ciência e Tecnologia Animal)
2º Secretário: Nuno Campos (ESSV, Enfermagem)
Conselho Fiscal:
Presidente: Marcelo Almeida (ESTGL, Engenharia Informática)
Vice-presidente: Tiago Santos (ESAV, Engenharia Agronómica)
Secretário: Daniel Brites (ESTGL, Engenharia Informática)
Relator: Stefan Lopes (ESTGV, Engenharia Eletrotécnica)
Departamento de Ação Social:
Vogal: Daniela Duarte (ESEV, Educação Social)
Vogal: Mafalda Fonseca (ESSV, Enfermagem)
* Artigo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Viseu, 25 de janeiro de 2016
Associação Académica do Instituto Politécnico de Viseu

academicaipv@gmail.com