
Entre 22.321 trabalhos submetidos de 152 países foram escolhidos 402 como finalistas, estando entre estes Gonçalo José Martins da Costa Carvalho e Pedro Ismael Neves Rocha. Os alunos do IPV viram os seus trabalhos escolhidos para figurarem em exposição virtual e física no museu mexicano promotor do concurso.
A edição 2015-2016 deste concurso internacional tinha como temática “A la Muerte con una Sonrisa “ (A morte com um sorriso).
A exposição está patente ao público desde novembro último até ao próximo mês de fevereiro.
Releve-se ainda que não é a primeira vez que alunos do curso de Artes Plásticas e Multimédia são distinguidos no âmbito deste concurso. Em 2013, três alunas da instituição – Márcia Silva, Liliana Rodrigues e Joana Salgueiro – viram também os seus trabalhos selecionados para integrar o grupo de propostas finalistas expostas neste museu da Cidade do México.
Os trabalhos dos alunos, “Choque de Culturas” de Gonçalo Carvalho e “Is What You Are Living For, Worth Dying for?” de Pedro Rocha, foram desenvolvidos no âmbito de um projeto curricular do curso de APM. Considerando como mais-valia estratégica com vista a uma formação de excelência a realização de projetos em contexto real, a Área Disciplinar de Educação Visual da ESEV tem procurado envolver os alunos em diferentes atividades, de entre as quais se destaca a participação em concursos internacionais destinados a estudantes do ensino superior e a jovens licenciados. Estas participações têm permitido aos discentes conhecer os trabalhos realizados pelos seus pares e desenvolver as suas competências, realizando, em simultâneo, trabalho de qualidade acrescida no âmbito de algumas das disciplinas do curso de Artes Plásticas e Multimédia, como é o caso de Design de Comunicação.
O Instituto Politécnico de Viseu, a Escola Superior de Educação e o curso de Artes Plásticas e Multimédia parecem estar pois no caminho certo, dotando os seus alunos de uma formação de excelência.
O Curso de Artes Plásticas e Multimédia da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu é um curso que concilia a formação artística com a formação na área das tecnologias da informação e da comunicação.
* Artigo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Viseu, 18 de janeiro de 2016
Joaquim Amaral
Gabinete de Comunicação e Relações Públicas – IPV
Paula Rodrigues
Docente da Escola Superior de Educação de Viseu – IPV