Neve fustiga todo o distrito cortando estradas e encerrando escolas

Várias escolas dos concelhos de Castro Daire, Cinfães, Resende, Vouzela, Tondela e Moimenta da Beira, estão hoje encerradas devido à queda de neve e acumulação de gelo.
De acordo com o diretor do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, no concelho encerraram a Escola Secundária de Castro Daire, a EBI de Mões e a EB n.º 2 de Castro Daire. Ficaram também fechadas as EB1 de Lamas, Póvoa do Veado, Farejinhas, Medio, Picão e São Joaninho.
“A queda de neve e a consequente formação de gelo impediu os transportes escolares de saírem e foi um número muito reduzido de alunos que conseguiu chegar às escolas”, explicou António Luís.
Em Cinfães, o gabinete de comunicação da autarquia local informou que estão encerradas, por causa da neve, as escolas de Bustelo, Alhões, Gralheira e Ferreiros, deixando cerca de 55 alunos sem aulas.
“Como a estrada que vai da Gralheira até Ferreiros está intransitável, também os alunos dessas localidades não puderam ir para as Escolas Secundária de Cinfães e EB 2,3 General Serpa Pinto (Cinfães)”, adiantou.
De acordo com a fonte, com o encerramento daquela estrada, cerca de 50 alunos das povoações de Alhões, Bustelo, Vila Boa, Gralheira, Ramires e Ferreiros não puderam deslocar-se até aos estabelecimentos de ensino.
Já no concelho de Vouzela, encerraram a escola de primeiro ciclo e o jardim-de-infância de Fornelo do Monte, deixando em casa cerca de 15 crianças.
“Outros 50 alunos, de Fornelo do Monte, Covas e Póvoa e Codeçais (freguesia de Fornelo do Monte) e ainda de Adsamo e Joana Martins (freguesia de Ventosa), não foram à escola por causa da neve”, referiu o presidente da Câmara de Vouzela.
Telmo Antunes disse que a autarquia “já adquiriu equipamento de neve para colmatar este tipo de situações”, encontrando-se para já “funcionários a colocar sal nas ruas”.
Em Resende, ficou de portas fechadas a escola de 1.º ciclo de Óvadas, que acolhe 14 alunos.
“Também os alunos que residem na parte serrana não conseguiram chegar à escola secundária por causa da neve. Ao todo, são cerca de 10 alunos nestas condições”, informou o gabinete de comunicação da autarquia de Resende.
O concelho de Moimenta da Beira “tem encerradas sete das suas 11 escolas de primeiro ciclo. Para além da escola de 1.º ciclo, a vila tem ainda encerradas todas as outras escolas, nomeadamente o jardim-de-infância e a escola de 2.º ciclo”, explicou fonte da autarquia.
No concelho de Tondela, os alunos que moram nas povoações junto à Serra do Caramulo ficaram sem transporte escolar para se deslocarem para as escolas Secundária de Tondela e de Molelos.
“Face à neve que caiu durante a tarde de segunda-feira e ao gelo que se formou durante a noite, não estavam reunidas as condições de segurança para os alunos seguirem de autocarro para as escolas”, explicou o vice-presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus.
Ficaram sem aulas cerca de 150 alunos das povoações de S. João do Monte, Mosteirinho e Guardão.”Também houve problemas na EB 2,3 do Caramulo, pois nem todos os alunos conseguiram chegar à escola”, concluiu.
Diário de Notícias on line