100 anos da concessão mineira na Urgeiriça marcados pela assinatura de importantes protocolos

Os 100 anos da Concessão da Mina da Urgeiriça foram assinalados hoje, dia 5 de dezembro, com diversas actividades, numa parceria entre a Câmara Municipal de Nelas, Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM), Casa do Pessoal dos ex-Trabalhadores da ENU e Associação dos Ex-Trabalhadores das Minas de Urânio (ATMU). O dia ficou marcado pela assinatura de Protocolos, entre a EDM, Câmara Municipal de Nelas e Junta de Freguesia de Canas de Senhorim, nos quais se estabelece a cedência de prédios e infraestruturas envolventes ao Complexo Mineiro da Urgeiriça.
As assinaturas destes protocolos tiveram lugar no Antigo Laboratório do Complexo Mineiro da Urgeiriça, pelas 12h00, e contou com a participação do presidente da EDM, Carlos Caxaria, do presidente da Câmara Municipal de Nelas, José Borges da Silva, do presidente da Junta de Freguesia de Canas de Senhorim, Mário Gomes Pinto, do presidente da ATMU, António Minhoto e do presidente da Casa do Pessoal da Urgeiriça, Victor Dias.
Os cinco Protocolos assinados definem a cedência por comodato, por parte da EDM, da área jardinada já recuperada da envolvente do Poço de Santa Bárbara, Casa de Pessoal, o Polidesportivo, do Edifício da Cabine Elétrica e toda a zona do parque de Valinhos, à Câmara Municipal de Nelas para que esta posteriormente consensualize com a Junta de Freguesia de Canas de Senhorim e outras instituições e associações com vista à promoção e desenvolvimento de actividades de utilidade pública.
No ato da assinatura, o Presidente da Câmara Municipal de Nelas referiu o interesse público destes Protocolos no Compromisso Municipal de Requalificação de Espaços Públicos e conservação do património, conferindo aos munícipes o usufruto de novos espaços públicos para atividades culturais, desportivas e de lazer.
A celebração posterior dos protocolos entre a Câmara e as diversas instituições e associações será efectuada posteriormente, bem como serão depois abertos ao público os espaços em causa.
Para o Complexo Mineiro da Urgeiriça, a Câmara de Nelas com o empenho também da Junta de Freguesia de Canas de Senhorim, de associações como a “Casa do Pessoal” e outras personalidades, continua a negociar com a EDM, o Estado, diversos Institutos Politécnicos e Universidades e entre outras instituições locais, a implementação de um projeto de “Rádio Natura” que contempla um Centro de Estudos, de Investigação e de Serviços na área da radioactividade, de um núcleo museológico para promoção do conhecimento da atividade mineira do urânio em Portugal e de atividades e projeto do turismo cultural, científico e ambiental, tudo constituindo um espaço multifuncional aberto às comunidades locais.

1 comentário a "100 anos da concessão mineira na Urgeiriça marcados pela assinatura de importantes protocolos"

  1. Estes protocolos são um embuste do Presidente da Câmara Municipal de Nelas.
    O vereador do CDS/PP
    MM

Os comentários estão fechados.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies