Autarquia de Nelas associa-se à iniciativa “Cidades para a Vida”

A Câmara Municipal de Nelas associa-se hoje e pela terceira vez à iniciativa mundial “Cidades para a Vida, Cidades contra a Pena de Morte”, numa iniciativa promovida pela Amnistia Internacional, em parceria com a Comunidade de Sant’Egídio. Neste sentido, num gesto simbólico e através da iluminação da fachada do Edifício da Câmara Municipal de Nelas, a Autarquia expressa a afirmação do valor da vida e da defesa dos direitos humanos.
O Dia Internacional “Cidades Pela Vida-Cidades Contra a Pena de Morte” celebra-se no aniversário da primeira abolição da pena de morte no mundo, que ocorreu no Grão-Ducado da Toscana (Itália), a 30 de novembro de 1786. Tradicionalmente, esta data é assinalada com a iluminação de um monumento icónico nas cidades que aderem à iniciativa, como foi feito já em mais de 2000 cidades no mundo inteiro desde 2002. Atualmente, e fruto de um trabalho de vários anos de ações civis e esforços diplomáticos, há 141 países abolicionistas no mundo; 57 países ainda mantêm a pena capital. Portugal aboliu a pena de morte em 1867 para crimes civis e em 1976 para crimes militares.
A Amnistia Internacional dedica as celebrações deste 30 de novembro de 2015 ao jovem Ali Al-Nimr, condenado à pena capital por alegados crimes cometidos quando era menor, e ao poeta palestiniano e prisioneiro de consciência Ashraf Fayadh, também condenado à morte na Arábia Saudita.

Podem também ser obtidas informações no website da Amnistia Internacional Portugal, no endereço www.amnistia-internacional.pt, onde é disponibilizada a lista das cidades portuguesas aderentes.
CM de Nelas

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies