Filmes de animação em duas sessões na FLL

Alguns dos melhores filmes de animação dos últimos anos ocuparam a tela do Auditório da Fundação Lapa do Lobo (FLL), em dois programas de cinema para escolas dos Agrupamentos de Canas de Senhorim, de Carregal do Sal e de Nelas, numa parceria do Projeto Alcateia – Serviço Educativo da FLL com o Cine Clube de Viseu. Ao longo dos dias 6, 9, 10, 11 e 12 de novembro, foram 1082 alunos e professores que assistiram a breves histórias em imagens, num total de 15 filmes de várias nacionalidades.
Nas sessões de “Imagens que falam”, programa proposto pela Associação Olho de Vidro, não houve palavras, nem legendas, apenas mensagens que procuram transmitir a alma lusitana, o sentir português. Os alunos do Ensino Secundário, para além de assistirem a estas curtas de animação, puderam conversar com dois realizadores convidados – Vasco Sá e David Doutel -, autores de “Fuligem”, um dos filmes portugueses de animação mais premiados, nacional e internacionalmente. 
Em “Histórias Curtas”, pensadas para alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, há desenhos que sentem, falam, andam e saltam! Desenhos a preto e branco ou desenhos a cores, que contam histórias, umas sérias e outras divertidas. “Histórias Curtas” reuniu as escolhas da Casa da Animação, do Porto, com muitas histórias animadas cheias de lirismo e fantasia. Os filmes escolhidos tiveram em atenção as exigências perceptivas dos mais jovens espectadores, intensificando a experiência de ver e interpretar cinema, contribuindo para uma maior proximidade afetiva com as artes visuais e estimulando competências críticas e criativas. 
Os objetivos destes dois programas de cinema foram: promover a literacia fílmica, sensibilizar para o cinema e a linguagem audiovisual, dar a conhecer diferentes recursos, processos e técnicas do cinema de animação, proporcionar o contacto com realizadores e estimular a reflexão e o debate em torno de temas pertinentes.
No dia 12 de dezembro, o cinema de animação regressa à FLL, com novos filmes, numa sessão especial para famílias.

Texto e Fotos : FLL

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies