Curso de marcenaria nas antigas instalações da Junta de Freguesia de Currelos

Começou mais uma formação na área das madeiras, em Carregal do Sal.
Ministrada pelo CEARTE, numa estreita colaboração com a Câmara Municipal local e o IEFP – Centro de Emprego Dão Lafões – Serviço de Emprego de Tondela.
Destinada a desempregados com o 9.º ano de escolaridade mínima e maiores de 23 anos, a ação decorre nas antigas instalações da Junta de Freguesia de Currelos, de 2.ª a 5.ª feira, entre as 9h00 e as 17h00 e é frequentada por 16 formandos, residentes no Concelho e em concelhos limítrofes. Ao todo, 250 horas de formação co-financiadas pelo FSE e Estado Português, no âmbito da Medida Vida Ativa, sendo 50h sobre preparação de superfícies de madeira (marcenaria); 50h sobre talha levantada e/ou talha aplicada – decoração de mobiliário – execução da talha; 50h sobre talha levantada e/ou talha aplicada – acertos, remates e acabamentos; 25h sobre técnicas de aplicação de palhinha e 25h sobre gravação de couro.Na abertura da formação, que decorreu pela manhã, o coordenador do curso, João Campos, natural do Concelho de Carregal do Sal, frisou que a primeira parceria com Câmaras Municipais foi a estabelecida com Carregal do Sal para a formação em Talha e o resultado não poderia ser melhor: “a Câmara foi exemplar na viabilização da formação”. Assim sendo, o CEARTE está de volta ao Município para ministrar uma formação que surge como uma espécie de complemento da primeira sobre talha e restauro.Falou então no primeiro trabalho a desenvolver na formação que agora iniciou – um cabide (misto de peça decorativa e utilitária) que terá componentes em palhinha, espelho, adornos em talha e gravação em couro.À semelhança da anterior formação, a Vereadora do pelouro da Ação Social, Ana Cristina Borges, fez questão de estar presente. Ao dirigir-se aos formandos, sublinhou o carinho que esta arte e ofício lhe merecem pela importância que tiveram e têm no Concelho. Consciente de que para alguns esta oportunidade é de ocupação; para outros, disse, convicta, é uma oportunidade de empreender constituindo uma possibilidade efetiva de criação do próprio emprego.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies