Dia Mundial do Coração assinalado em Carregal do Sal

O Complexo das Piscinas Municipais foi o palco das celebrações concelhias do Dia Mundial do Coração.
Ginástica Fitness, Hidroginástica e uma sessão de sensibilização sobre Estilos de Vida Saudáveis, realizada pela Unidade de Cuidados na Comunidade Aristides Sousa Mendes do Centro de Saúde de Carregal do Sal, a convite do Setor de Ação Social da Câmara Municipal, foram as atividades propostas e aceites por cerca de 50 munícipes, maioritariamente aposentados.
No espaço contíguo às piscinas descobertas, o técnico de desporto da autarquia, Fernando Pires, pôs os participantes a mexerem ao som de ritmos bem animados que foram depois encaminhados para uma aula de hidroginástica.
De banho tomado e forças retemperadas, os participantes nestas comemorações foram convidados para entrarem no espaço onde habitualmente funciona o bar de verão das Piscinas Municipais e ali foram acolhidos pela Vereadora da Ação Social e Saúde da Câmara Municipal, Ana Cristina Borges, que desde logo os saudou e parabenizou pela adesão à iniciativa que celebra a vida.
Convidou-os então para assistirem à sessão de sensibilização sobre Estilos de Vida Saudáveis, dinamizada pela enfermeira Joana Lopes, da Unidade de Cuidados na Comunidade Aristides de Sousa Mendes após a distribuição e desdobráveis alusivos à efeméride.
Ao afirmar que a prática do exercício físico é essencial ao bem-estar físico e mental de todos, Joana Lopes lembrou também a importância de uma alimentação saudável em que devem predominar os legumes e verdes. A propósito referiu as novidades dos últimos anos designadamente em relação aos ovos que, afirmou, afinal não fazem mal ao colesterol e até substituem a carne ou peixe.
De forma sucinta lembrou a importância de se realizarem 5 a 6 refeições por dia e a preferência pelo consumo de peixes ridos em ómega 3 deixando alguns exemplos.
Depois abordou o consumo de bebidas lembrando os malefícios do consumo de álcool, e acrescentou as provocadas pelo consumo de drogas e tabaco. Ao terminar falou na higiene do sono adequado e deixou dicas para se promover um sono tranquilo e regenerador.
A celebração do Dia Mundial do Coração terminou com uma fotografia de grupo.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies