Bloco de Esquerda promoveu sessão pública dedicada aos refugiados na Casa do Passal

O dia 26 foi marcado por uma sessão pública subordinada ao tema” O exemplo de Aristides no passado e o dever da Europa contemporânea”, na Casa do Passal, em Cabanas do Viriato, que contou  com a participação de António Gil(Cabeça de lista da candidatura do BE), Jorge Adolfo(historiador), Luís Fidalgo(Fundação Aristides Sousa Mendes) e Carlos Vieira (Associação Olho Vivo). O presidente da Câmara Municipal do Carregal do Sal – Rogério Abrantes, marcou também presença.
No decurso da sessão os oradores e diversos intervenientes no debate recordaram o contributo de Aristides de Sousa Mendes no resgate de vidas vítimas da barbárie nazi enfatizaram o imperativo ético de a Europa contemporânea respeitar os direitos humanos. Destacaram a necessidade de os governos e as instituições europeias mudarem de rumo,  recusando a  conivência com regimes totalitários e o apoio à indústria de armamento.
Em algumas intervenções enfatizou-se o facto de as mesmas instituições e governos europeus que promovem a livre circulação capital financeiro que “coloniza” países com economias mais frágeis, estarem a regatear o apoio a homens, mulheres e crianças que fogem de cenários de guerra e miséria, e onde  a intervenção europeia  se traduziu, não na construção de  soluções,  mas antes   no agravamento dos problemas!
Antes da sessão pública em Cabanas do Viriato, a delegação da candidatura “Cidadania em Bloco” tinha- se encontrado  com Carlos Alexandre Baptista,  presidente da Junta de Freguesia de Beijós que   deu conta de preocupações que se prendem com a situação ambiental na freguesia. A ribeira de Travassos tem sofrido, ao longo de anos, graves problemas de poluição provocada pelos efluentes da fábrica Borgstena, situação idêntica à verificada na ribeira da Pantanha, em Caldas da Felgueira. No momento, a situação está temporariamente, “controlada”, por medidas precárias e insuficientes e teme-se que a partir de 2017 o cenário se agrave novamente. Entretanto, o autarca que tem propostas concretas para uma solução consistente, tem envidado esforços para a sua concretização.
Ainda no plano ambiental, a delegação do BE foi informada acerca das pretensões de uma empresa de Pombal proceder à exploração de quartzo e feldspato na freguesia, que tem defrontado oposição da junta de freguesia, que tem contado com o inequívoco apoio da população. Este projecto  a concretizar-se terá consequências nefastas para a saúde da população, já que está em causa a contaminação da água da ribeira e das explorações agrícolas da freguesia.
 O dia de campanha terminou com uma distribuição de material de campanha na Feira Medieval de Canas de Senhorim, onde os visitantes, manifestaram grande receptividade  e apoio  à candidatura do Bloco de Esquerda.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies