Ceia Medieval : amanhã em Canas de Senhorim num dos momentos altos da 23ª Viagem Medieval

Na Vila de Canas de Senhorim, aos vinte e seis dias do mês de Setembro, neste ano da Graça de Nosso Senhor de dois mil e quinze, a quem houver de se hospedar na nossa humilde casa haveremos de confortar, em nossos Claustros, sem soberba no custo e com alegria no trato (segundo mandam as usanças que herdámos de nossos avós), de acordo com a seguinte:
EMENTA :
Servidos que foram a tripa do reco cheia, coxas d’aves de capoeira, perdizes estaladiças, coelhinhos assados, frutos de oliva e demais criadores de apetite, dar-se-á um bom caldo da panela, com carnes, hortaliça e feijão, vertido em cima de um naco de pão – para ganhar lastro o estômago…
Para o prato primeiro escolhemos trutas pescadas nas frias águas do Mondego serrano, devidamente escabechadas, acompanhadas de migas e feijão frade.
Para secundar, servir-se-á um prato de marreco com maçã assada e legumes salteados.
findar o repasto, em nossas frondosas florestas e campos agrários se criou o javali, de que se retiraram os bifinhos, que hão-de ser guarnecidos com castanhas e fungos a que chamam de cogumelos.
Depois, com o açúcar que veio da nossa mui formosa Ilha da Madeira, fizemos doces e bolos – a que chamamos Forais – com que obsequiamos os nossos Convidados. Também lhe oferecemos queijo da Serra e requeijão, com doces, e frutos secos e da época.
 
Tudo isto bem regado, como convém, com vinhos vermelhos e brancos e auga do poço.
Para causar alguma animação, o Coral Polifónico do Canto e Encanto cantará árias quinhentistas. Também o Bobo ajudará à festa e os malabares e cuspidores de fogo hão-de mostrar suas artes. Lutas de espadas farão retinir o som do ferro.
Não faltará a dança do ventre e a mostra de aves rapináceas e cobras.

Confortados da fome e da sede, quedar-se-á por aqui a amesendação e, de seguida,  uma bailação, com tocatas da época, fará a festa durar até às tantas…

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies