É tempo de vindimas : No Dão uma luta constante entre o homem e a natureza !

Se noutras regiões populares, como o Douro ou o Alentejo, já se lavam os cestos, na região do Dão ainda se respira vindima! Por esta altura já quase todos os brancos estão na adega,vindima-se a maioria das uvas tintas e grande parte da Touriga Nacional ainda aguarda na vinha…
As condições climatéricas que dão as características que tanto apreciamos nos vinhos do Dão, como o equilíbrio e a elegância, são precisamente as mesmas que tornam esta vindima uma das mais difíceis de fazer no país…
O verão brando faz com que as uvas amadureçam lentamente, mantendo assim a acidez e os taninos bem presentes, mas quando é altura de vindimar, o risco de chuvas já é elevado. No Dão, durante a vindima, há uma luta constante entre o homem e a natureza… E o boletim meteorológico é o melhor aliado do viticultor e do enólogo, pelo menos quando acerta!
Quanto à vindima de 2015, podemos esperar um ano próspero, com boa quantidade, embora com graduações alcoólicas moderadas. Será certamente um ano de bons vinhos, não estivéssemos nós numa das melhores regiões do país!
Lúcia Freitas – Enóloga

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies