Ancose com um mês de Setembro recheado de atividades. Seminário dedicado às raças autóctones realizou-se hoje

Realizaram-se nos passados dias 11 e 12 de Setembro, na sede da ANCOSE  (Quinta da Tapada – Oliveira do Hospital), os tradicionais concursos de ovinos Serra da Estrela.

Com a realização do 65º Concurso Regional e 30º Concurso Nacional, ficou mais uma vez patente que apesar de algumas dificuldades pelas quais atravessa o sector, que estas tradições estão bastante arreigadas nos criadores de ovinos Serra da Estrela.

Os concursos contaram com a presença de 23 criadores de vários concelhos, traduzindo-se na presença de mais de 200 animais a concurso. O vencedor do Concurso Nacional foi Fernando Manuel Borges Pimenta, com exploração no concelho de Gouveia e os vencedores do Concurso Regional foram António Esteves Ribeiro na variedade branca e Ana Paula Lameiras na variedade Preta, ambos do concelho de Oliveira do Hospital.
Para além dos concursos estes eventos são uma grande manifestação de convívio entre os criadores de ovinos Serra da Estrela, tendo-se realizado ainda palestras/seminários de temas de interesse para os associados da ANCOSE, tendo a temática deste ano versado nas implicações na nova metodologia da movimentação animal na atribuição de subsídios.
O culminar de todas estas manifestações foi a entrega de prémios aos participantes aos concursos e ainda um almoço convívio dos criadores e seus familiares, que este ano com a presença do Director Geral de Alimentação e Veterinária, Professor Doutor Álvaro Mendonça, Presidente e Vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino e José Francisco Rolo, para além da Direcção da ANCOSE presidida por Manuel Marques.
O Diretor Geral de Alimentação e Veterinária, enalteceu o trabalho que tem sido desenvolvido pela ANCOSE e realçou a importância da Raça Serra da Estrela no panorama nacional. Por seu turno, José Carlos Alexandrino, avançou ser seu propósito no âmbito do PDR 2020, realizar um projeto em parceria com a ANCOSE, para instalação de um Museu interactivo de todo o ciclo da ovelha e do queijo Serra da Estrela, e que o mesmo ficaria sediado na Quinta da Tapada, pois será o seu lugar natural : “idealizamos um museu vivo, onde, por exemplo, as crianças possam ordenhar uma  ovelha”. Lançou ainda o repto para a realização do Concurso Regional em simultâneo com a realização da Feira do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital em Março de 2016.

O Presidente da ANCOSE, agradeceu a presença do Director Geral e enalteceu a ajuda que este tem dado no desenvolvimento da actividade da associação e simultaneamente na ajuda aos criadores e associados desta instituição. Agradeceu ainda todo o apoio que a Câmara Municipal tem dado à Associação, mostrando total disponibilidade para a alteração da data do Concurso Regional para Março de 2016.”Recebemos também,naturalmente, de braços abertos a instalação do Museu interactivo, pois este seria uma mais valia para a ANCOSE e para toda a região”, enfatizou. José Carlos Alexandrino, no Seminário dedicado às raças autóctones, realizado ontem também em Oliveira do Hospital, voltou a chamar o tema á colação, elogiando o trabalho da Associação e mostrando-se muito interessado na referida parceria. O edil alertou ainda que “é necessário levar os estudos à prática e apostar no marketing e inovação para que o setor possa ver o futuro com otimismo, pois passa por uma fase muito difícil”. Manuel Marques demonstrou novamente a sua preocupação com a grande redução de efetivos animais na região que considera “muito preocupante”. “A continuar a raça bordaleira pode estar em risco”, frisou, exortando todos os presentes a “junto do governo manifestarem estas preocupações”, isto num contexto de “vazio”, em termos de novo quadro comunitário de apoio, ou seja, ainda sem apoios definidos até agora. 

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies