Ministra da Agricultura acompanhada pelo seu anfitrião, Borges da Silva, visitou a Feira do Vinho do Dão

Assunção Cristas, acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal de Nelas, José Borges da Silva, visitou, ontem no final da tarde (inaugurando assim oficialmente o evento), todos os cerca de 150 stand´s da 24ª edição da Feira do Vinho do Dão. A governante, na sessão solene de abertura do evento, fez questão de realçar o  grande contributo do setor vitivinícola na recuperação económica da agricultura em geral, dada a sua grande vocação exportadora, que se tem vindo a acelerar.
“O vinho é um produto de excelência em Portugal e, por exemplo, somos dos poucos países Europeus com 100‰ de execução do programa VITIS, o que traduz bem a vontade de modernização dos empresários do setor”, enalteceu, olhando para o futuro com otimismo. Salientou também o papel que a diplomacia económica tem tido, citando o exemplo do Brasil, que tentou aumentar as taxas alfandegárias para os vinhos Portugueses, o que se conseguiu evitar.
Borges da Silva, por seu turno, destacou o papel do setor no concelho, que vive um momento particularmente dinâmico, com a construção de novas adegas, modernização e procura crescente de terrenos, quer para vinhas, quer para explorações agrícolas em geral. “É com grande otimismo que vemos o setor, onde temos estados proativos apoiando-o”, referiu, para destacar Santar como “grande vila vinhateira, com um grande futuro pela frente”. 
A sessão solene ficou ainda marcada pela homenagem a Cristina Martins (UCB – Quinta do Cerrado), apresentada por Carlos Cunha Torres, e pela entrozinação de Assunção Cristas, como confreira da confraria dos enófilos do Dão. 

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies